×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

São João da Barra apresenta baixo risco de infestação pelo Aedes aegypti

Levantamento de Índice Rápido (LIRAa) foi realizado entre 19 e 25 de junho, com resultado de 0,6

Região
Por Redação
1 de julho de 2022 - 10h28
Larvas do mosquito Aedes aegypti (Foto: divulgação)

O Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), realizado em São João da Barra entre os dias 19 e 25 de junho, mostra baixo risco de infestação, com classificação 0,6. O município registrou em 2022 dois casos confirmados de dengue e um de chikungunya, doenças relacionadas ao mosquito.

Esse foi o segundo LIRAa no município em 2022, realizado Pelo Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ) com supervisão da Secretaria de Estado de Saúde. Em abril, o risco foi de 1,2, considerado médio. De 0,5 a 0,9 o índice é conserado baixo, passando a médio entre 1,0 e 3,9. Acima de 4,0 o risco passa a ser alto.

De forma permanente, o NCZ mantém o trabalho com 70 agentes em um ciclo bimestral no combate ao Aedes aegypti com visita aos imóveis. Também é feito monitoramento de bueiros, áreas alagadas, borracharias, recicladoras e piscinas abandonadas.

No período de verão deste ano foram realizados seis mutirões, com abrangência em todo município e visita a 5.700 imóveis para a eliminação de focos e tratamento perifocal em ruas e terrenos. Ferros-velhos, borracharias e barcos de pesca também foram visitados e as equipes promoveram ações educativas.