×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Governo do Estado lança o primeiro centro universitário para educadores

Cursos de extensão e pós-graduação serão oferecidos 15 polos avançados de formação

Educação
Por Redação
1 de julho de 2022 - 10h29
Representantes da Secretaria de Estado de Educação se reúnem para o lançamento de Universidade Corporativa (Foto: Divulgação)

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Educação, promove o lançamento da UniverSeeduc -Universidade Corporativa da Educação, primeira universidade do Estado para a educação. A instituição vai viabilizar, em todo o estado, cursos de extensão e pós-graduação em 15 polos avançados de formação. A iniciativa visa inovar e fomentar a gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional e tem como objetivo alcançar até 62 mil servidores da educação.

Além dos cursos de formação, a UniverSeeduc vai desenvolver vários projetos como o “Prata de Casa”, a criação do grupo de pesquisa “Observatório do Cotidiano Escolar” e o lançamento da “Revista PublicAções”, entre outros.

O projeto Prata da Casa vai oportunizar o aproveitamento da experiência e conhecimento dos educadores da rede estadual de ensino – ativos e inativos – que vão promover cursos e palestras para os servidores. No Observatório do Cotidiano serão desenvolvidos processos de pesquisas que irão trabalhar as demandas das escolas da rede, identificando questões e apresentando soluções. A divulgação da produção científica dos profissionais da educação também já tem seu espaço: a Revista PublicAções dará visibilidade aos trabalhos dos educadores.

Seminário

A universidade deu início ao seminário “Questões acadêmicas institucionais: autoria, identidade, formação de professores” com a participação de vários profissionais da educação e membros do Conselho Consultivo da UniverSeeduc – constituído por instituições públicas e privadas da Educação – sobre temas como a importância da formação de/para professores e da inclusão nas universidades, como exemplo.

“Essa é uma grande conquista para os profissionais da educação. Ter uma universidade corporativa da Educação pública, voltada para atender aos servidores, é uma excelente iniciativa. É uma oportunidade para que professores e funcionários possam se especializar na carreira e receber certificação com a chancela da própria UniverSeeduc”, destaca o secretário de Estado de Educação, Alexandre Valle.