×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Firjan e CDL Campos se manifestam contra a decisão da Azul de suspender voos diretos para o Rio de Janeiro

Companhia aérea anunciou que a partir de agosto todos os voos saídos de Campos e Macaé com destino à capital fluminense terão escala em Campinas, SP

Serviços
Por Redação
1 de julho de 2022 - 11h18
Edvar Junior, presidente da CDL Campos (Arquivo)

Representantes do comércio e da indústria em Campos dos Goytacazes se manifestaram nesta sexta-feira (1) contrários à decisão da Azul Linhas Aéreas de suspender voos diretos para o Rio de Janeiro (clique aqui). A Firjan Norte Fluminense e a Câmara dos Dirigentes Lojistas criticaram a medida por meio de comunicados e notas à imprensa. Segundo a Azul, a partir de 8 de agosto, voos oriundos de Campos e de Macaé em direção ao Rio terão escala no Aeroporto Viracopos, em Campinas, São Paulo.

O presidente da CDL Campos, Edvar Júnior, enviou ao representante da Azul em Campos, Ronaldo Veras, um ofício solicitando à companhia que desista da suspensão de voos diretos Campos-Rio-Campos. Segundo Edvar, isto vai prejudicar muitas pessoas que utilizam o transporte aéreo para negócios, tratamento de saúde e lazer na capital fluminense. Outros pedidos endereçados a Azul foram enviados por diversos representantes da sociedade civil, bancos e Prefeitura de Campos, solicitando a manutenção dos voos diretos para o Rio de Janeiro. Na quinta-feira (30), a Azul divulgou uma nota comunicando que a partir de agosto, conexões serão feitas em Campinas (SP).

“A CDL Campos e outras entidades estão empenhadas em buscar alternativas junto à companhia Azul, que sejam menos onerosas e atendam aos interesses de todos, de modo equilibrado. A falta de voos diretos para o Rio de Janeiro afetará a muitos profissionais e cidadãos que necessitam otimizar o tempo em viagens para a capital”, comenta o presidente da CDL.

Roberto Siqueira preside a Firjan NF (Arquivo)

A Firjan Norte Fluminense emitiu um comunicado lamentando a decisão da Azul em suspender voos diretos para o Rio a partir de agosto.

Nesta quinta-feira (1), um leitor do Terceira Via enviou uma foto do embarque de passageiros no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, em direção a Campos e Macaé. Sem se identificar, ele disse que o voo estava lotado. “Algumas pessoas, moradoras de São Paulo, não sabiam da decisão da Azul e reclamaram quanto ao fato de suspenderem voos diretos para o Rio no mês que vem”, comentou.

Embarque de passageiros no Rio de Janeiro em direção a Campos e Macaé nesta sexta-feira,1 (Divulgação)

LEIA TAMBÉM

Azul suspenderá voos diretos entre Campos e Rio; conexão será feita em Campinas, SP

Nota da Firjan

“A Firjan lamenta a notícia de que a Azul Linhas Aéreas decidiu suspender os voos diretos de Campos e Macaé para o Rio de Janeiro. Além de reunir dois dos municípios que mais geram empregos no estado, trata-se de um dos polos nacionais da produção de petróleo e gás natural, que reúne ainda mais de duas dezenas de projetos de transição energética, agenda esta urgente em todo o mundo.

Dessa forma, a Firjan entende que a decisão da empresa aérea, uma vez mantida, viria de encontro a uma série de investimentos de multinacionais na região, nos quais podemos citar a recente inauguração de uma Base de Apoio Offshore da Petrobras, em Macaé, e a expansão da atuação de operadores como Equinor, PetroRio, 3R, Tridente, Perenco e BR Offshore. E ainda, traduzindo em números, são cerca de R$ 13,2 bilhões em investimentos em projetos energéticos que vão desde termelétricas, usinas solares, de hidrogênio e eólica offshore. Não à toa, o Porto do Açu, em São João da Barra, já anunciou a construção de uma nova linha férrea que será conectada à malha ferroviária nacional”