×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Prefeitura vai ampliar oferta de testes rápidos para Covid-19

Subsecretário de Atenção Básica visitou pontos do município nesta quinta para analisar a possibilidade de novas localidades de testagem

Tudo sobre coronavírus
Por ASCOM
30 de junho de 2022 - 17h38
Foto: (Divulgação / Secretaria de Saúde)

A Prefeitura de Campos, por meio da secretaria municipal de Saúde, vai ampliar o número de unidades para testagem de Covid-19. Nesta quinta-feira (30), o subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), médico infectologista Rodrigo Carneiro, visitou alguns pontos do município, como o Centro de Referência da Dengue e Pós-Covid Dr. Jayme Tinoco Netto, que funciona anexo ao Hospital dos Plantadores de Cana (HPC), para checar a viabilidade desses locais.

O médico estava acompanhado do assessor técnico de testagem, Rafael Corrêa, que reforçou a recomendação do uso de máscaras em ambientes fechados, assim como a higienização das mãos e o distanciamento social.

Rodrigo Carneiro disse que a ampliação da oferta de testes se faz necessária devido ao aumento nos casos confirmados de infecção pelo coronavírus, principalmente em adultos. “ Assim que houver definição quanto ao novo local de testagem, vamos disponibilizar os testes para as pessoas com síndromes respiratórias. O Centro da Dengue tem uma boa estrutura e é de fácil acesso para a população, devido sua localização central”, disse o médico.

Ele lembrou que a pandemia não acabou e, por isso, a população não deve deixar de adotar as medidas de prevenção. “O vírus continua circulando. O número de internações aumentou e voltamos a registrar óbitos. Se o município continuar registrando mortes, outras ações terão que ser avaliadas pela secretaria de Saúde”, acrescentou Rodrigo Carneiro, reforçando a importância de as pessoas tomarem a vacina contra a Covid-19.

O município disponibiliza diariamente 340 vagas para agendamento online para testagem de Covid-19. O agendamento é feito por meio do site oficial da Prefeitura ou pelos telefones do Telecovid, que são (22) 98179-3377, (22) 98175-1355, (22) 98168-6852 e (22) 98179-4848. O atendimento é feito na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Patronato São José, Centro de Saúde de Guarus e Unidade de Saúde da Penha (UBS) da Penha.

A secretaria de Saúde informa que o teste é para pessoas com sintomas de Covid-19 ou que tiveram contato com alguém que foi contaminado. O exame ofertado é o antígeno (swab), que deve ser feito, preferencialmente, entre o 3º e 7º dia de sintomas. No dia da testagem é preciso apresentar documento de identidade, CPF e cartão do SUS.

Fonte: Prefeitura de Campos dos Goytacazes