×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Empresários do Norte e do Noroeste Fluminense participam de evento com presidenciáveis em Brasília

Documento com propostas de desenvolvimento para a região foi entregue aos pré-candidatos Simone Tebet, Ciro Gomes e Jair Bolsonaro

Economia
Por ASCOM
30 de junho de 2022 - 18h11
O presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira, com o vice Thieres Rodrigues. (Fotos: Divulgação/Firjan)

Os presidentes da Firjan Regional Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira, e da Regional Noroeste, José Magno Vargas Hoffmann, participam, nesta quinta-feira (30), do Encontro Nacional da Indústria (ENAI), em Brasília. Promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o evento tem como tema o “Diálogo da Indústria com pré-candidatos à presidência da República” e conta com as participações de Simone Tebet, Ciro Gomes e Jair Bolsonaro. O evento teve início na quarta.

Compõem, ainda a comitiva os presidentes de outras regionais da Firjan no Estado, o presidente Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, o presidente em exercício, Luiz Césio Caetano, e 40 empresários de todo o estado.

Na ocasião, cada pré-candidato que participou do encontro recebeu o documento “Propostas da Indústria para as eleições 2022” com 21 temas para fortalecer o desenvolvimento da indústria nacional. O documento foi elaborado com base nos fatores-chave da competitividade identificados no Mapa Estratégico da Indústria 2018-2022. A Firjan destaca pontos como a formulação de uma política industrial, criando estratégia unificada de desenvolvimento científico e tecnológico alinhada à política de comércio exterior. Assim como:

  • Elaboração de políticas específicas para setores estratégicos, reforçando vantagens – comparativas e criando outras;
  • Reforma tributária ampla sobre o consumo;Ampliação e modernização da infraestrutura logística e energética;
  • Aperfeiçoamento das regras para licenciamento ambiental;
  • Maior foco em pesquisa, desenvolvimento e inovação;
  • Adequação do sistema educacional e de formação de mão de obra.

O presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira, destacou a série de projetos de desenvolvimento que estão chegando à região, e carecem de obras de infraestrutura.

“É imprescindível conhecermos os detalhes dos planos de governo dos candidatos, e o que pensam a respeito das dificuldades que a indústria enfrenta, especialmente quanto à infraestrutura, como é o caso do Norte Fluminense. Temos mais de duas dezenas de projetos de geração de energia previstos para esta década, e isso vai atrair novas empresas ao nosso parque industrial. Então é fundamental que os governos acompanhem esse movimento da iniciativa privada para que, juntos, possamos desenvolver e aumentar a geração de emprego da região”, disse Francisco Roberto, que esteve acompanhado do vice-presidente da Regional, Thieres Rodrigues.

Já o presidente da Firjan Noroeste, José Magno Hoffman, ressaltou a importância de ouvir as propostas de cada candidato. “O Diálogo da Indústria serve para avaliarmos o nível de cada candidato. Nos dá um direcionamento, facilitando o entrosamento com os candidatos. Considero importante que o futuro presidente crie incentivos para o desenvolvimento da Indústria e do agronegócio, tornando o ambiente mais propício para o crescimento do país”, disse José Magno, que esteve ao lado do vice-presidente da Regional, Adão Patrício.