×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

São João da Barra divulga locais para realização de teste de Covid

Pacientes com sintomas leves devem procurar as unidades de Estratégia da Saúde da Família

Tudo sobre coronavírus
Por ASCOM
29 de junho de 2022 - 8h07
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Secretaria de Saúde de São João da Barra divulgou nesta terça-feira (28), os locais onde estão sendo realizados os testes para Covid-19 no município. Adotando uma estratégia diferenciada de acordo com a gravidade dos sintomas, os encaminhamentos são separados para garantir mais agilidade e comodidade aos pacientes.

De acordo com Fabiana Faria, sanitarista da Vigilância Epidemiológica, inicialmente as pessoas que apresentarem sintomas leves devem procurar as unidades de Estratégia da Saúde da Família (ESF’s) das localidades para fazerem o agendamento, das 9h às 16h, ou no antigo posto Félix de Sá (que fica em frente à Santa Casa), das 9h às 12h e das 13h30 às 16h.

Já as pessoas que apresentarem sintomas mais graves devem procurar atendimento na Santa Casa, que funciona no Centro Municipal de Emergência, ou as Unidades Mistas de Saúde de Grussaí, Barcelos ou os Postos de Urgência no Açu ou Mato Escuro.

Atualmente o prazo de isolamento estabelecido pelo Ministério da Saúde tem sido de sete dias após dos primeiros sintomas, desde que o paciente não apresente sintomas respiratórios e febre há pelo menos 24 horas e sem o uso de antitérmicos. Porém, o tempo de isolamento ou de alta do paciente pode variar de acordo com a evolução de cada caso.

Os pacientes que ainda apresentarem sintomas no sétimo dia deverão procurar uma unidade de saúde para serem examinados, conforme orienta a secretária de Saúde, Arleny Valdez.

A Secretaria de Saúde reforça a necessidade de se manter os protocolos de prevenção. E continua prestando esclarecimentos de forma presencial, de segunda à sexta-feira, em horário comercial, através da Ouvidoria no Facebook ou pelos telefones (22) 3199-9631 (ramal: 220) ou 22 99991-9234 (WhatsApp). Na próxima quinta-feira (30), será apresentado o boletim dos casos do mês de junho.