×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Documentário sobre racismo é exibido em Campos, seguido de debate na UFF

Obra produzida por Carolina de Cássia retrata a trajetória de duas mulheres forjada pela inserção racial, de classe e gênero

Cultura
Por Redação
29 de junho de 2022 - 10h19

Acontece nesta quinta-feira (30), às 18h, na Universidade Federal Fluminense, em Campos dos Goytacazes, a exibição do documentário “Amor e Racismo sem Medida”, produzido e dirigido por Carolina de Cássia. Após a apresentação, haverá um debate sobre o tema com Juliana Lobo, Tamilys Lirio e Viviane Ramiro. A entrada é gratuita.

“Por um lado, o amor sustentando a trajetória; por outro, o racismo produzindo sofrimento. O documentário tem como protagonistas duas irmãs gêmeas. Elas foram as primeiras professoras negras, na década de 1960, em uma cidade histórica, marcada pela arquitetura colonial, pensamento colonizador da elite e uma maioria da população negra e de descendência indígena. A trajetória das professoras aposentadas é anunciada no filme pela história de uma mulher negra dos fins do século XIX, expulsa de casa pelos patrões/padrinhos e, hoje, considerada Santa Auta”, resume Carolina de Cássia.

Carolina de Cássia

De acordo com a documentarista, a identidade das mulheres retratadas é forjada a partir de sua inserção racial, de classe e gênero. Através de uma narrativa, pautada nas expressões de preconceito de raça e classe, revelam como a religiosidade e o trabalho atravessaram suas vidas.

“Elas construíram um discurso sobre si que, de certa forma, as protegeu e incentivou, diante da discriminação e ausência do Estado, um Estado racista. Suas narrativas são um convite à reflexão da formação do racismo estrutural e da meritocracia na sociedade brasileira; para tanto é preciso construir uma pedagogia antirracista e combativa, a toda forma de preconceito”, conclui.