×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Prefeitura de São Francisco assina convênio com a Universidade norueguesa para colaboração acadêmica e cultural

A assinatura ocorreu nesta segunda-feira (27), na Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC)

Região
Por Redação
28 de junho de 2022 - 13h16
Janne Robberstad e Robson Santana (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) assinou um convênio entre o município e a Universidade de Ciências Aplicadas da Noruega Ocidental (Western Norway University of Applied Sciences) na segunda-feira (27). A assinatura ocorreu na Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), visando a colaboração acadêmica e cultural entre as partes e integra as ações durante a visita da pesquisadora e artista norueguesa Janne Robberstad, que é professora associada de Artes Visuais na referida universidade. 

Segundo o memorando de entendimento, que tem vigência de cinco anos, haverá intercâmbio de funcionários da SMEC e da universidade, promoção do ensino da colaboração nas áreas de interesse mútuo, troca de materiais acadêmicos disponibilizados por ambas as partes e organização de simpósios, conferências, cursos de curta duração e reuniões sobre temas de interesse recíproco.“Estamos assinando este importante convênio para a Educação do município. A partir desta troca de informações com a Universidade da Noruega, possibilitaremos um maior enriquecimento cultural dos nossos profissionais da SMEC”, ressaltou o secretário de Educação e Cultura, Robson Santana. 

A prefeita Francimara Barbosa Lemos parabenizou a SMEC pela iniciativa e destacou que “a parceria certamente contribuirá para melhorar ainda mais o ensino que é aplicado nas salas de aula para os alunos da rede municipal”. 

Janne Robberstad está no Brasil por ser responsável pela Ópera Mundial da Ciência e vai prestigiar a primeira produção no país da Ópera Nacional da Ciência, que acontecerá em São João da Barra (SJB), na próxima quinta-feira (30), às 9h30, no Cine Teatro de São João. Além de SJB, haverá a participação no evento de mais dois municípios: SFI e Santa Maria Madalena. 

A pesquisadora esteve em duas unidades de ensino de SFI, E.M. João Batista de Almeida, em Sossego, na sexta-feira (24), e Miguel Nunes Barbosa, em Estreito, nesta segunda (27), realizando uma conversa informal com os alunos sobre a Ópera Mundial da Ciência. Ainda na sexta, promoveu o Workshop Creative STEAM com professores da rede municipal. No sábado (25), na Câmara de Vereadores, Robberstad se reuniu com artistas locais, através de parceria com o Departamento de Cultura da SMEC, abordando o tema arte e sustentabilidade.

Fonte: Ascom SFI