×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

PM desarticula central de estelionatos e apreende 70 identidades falsas no Complexo da Maré

No local havia papéis com instruções contendo scripts de abordagens, norteando o diálogo dos marginais durante as ligações

Polícia
Por ASCOM
28 de junho de 2022 - 14h48
(Foto: Divulgação/Secretaria de Estado de Polícia Militar)

Na manhã desta terça-feira (28), a Secretaria de Estado de Polícia Militar desarticulou uma central de estelionatos na Comunidade da Nova Holanda, no Complexo de Comunidades da Maré, na Zona Norte da Cidade do Rio. Equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) encontraram o local que servia como uma base onde criminosos realizavam contatos telefônicos com o intuito de captar dados bancários de vítimas para posterior prática dos crimes. Havia inclusive papéis com instruções contendo scripts de abordagens, norteando o diálogo dos marginais durante as ligações.

Foram apreendidos 70 cédulas de identidade falsas, sete máquinas para transações financeiras com cartões, duas pastas com diversas informações de cadastros pessoais, um caderno com fotografias para identidades (separadas por etnia), dois notebooks, três headphones, uma impressora e seis chips para telefones celulares.

“As quadrilhas de estelionato, de clonagem de veículos e também de montagem e construção de máquinas caça-níqueis, optam por montar suas bases em comunidades que possuem uma rede de proteção maior contra operações policias. Esse é o caso da Maré. Essa central de estelionato atinge todos nós enquanto sociedade, principalmente idosos que são as vítimas preferidas dessas quadrilhas em suas ações de clonagem e adulteração bancária entre outros crimes dessa natureza. Essa ação só foi possível graças a ação policial dentro do terreno”, destacou o porta-voz da Polícia Militar, tenente-coronel Ivan Blaz.

A OPERAÇÃO

Desde as primeiras horas desta manhã, equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), da Subsecretaria de Inteligência da SEPM e do 22º BPM (Maré) realizam uma operação na Comunidade Nova Holanda, na Maré. A ação tem como objetivo central a captura de criminosos envolvidos com  roubos de veículos e cargas, além de retirar barricadas das vias da região e a captação de dados de inteligência.

Durante as ações de varredura, foram apreendidos mais de 50 quilos de entorpecentes, farto material para embalo de drogas, duas pistolas, um petardo explosivo, diversos carregadores de pistolas e fuzis, uma luneta para arma longa, um cinto de guarnição, capas de coletes balísticos, um balança de precisão e cadernos com anotações do tráfico. Também foram recuperados 13 carros e cinco motocicletas roubados.

Ainda nesta manhã, dois homens feridos por disparo de arma de fogo deram entrada no Hospital Federal de Bonsucesso. Um outro homem deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Maré também atingido. As circunstâncias dos fatos e as identificações dos envolvidos estão sendo apuradas. 

Fonte: Secretaria de Estado de Polícia Militar