×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Câmara aprova subsídio do diesel e novo sistema de bilhetagem para transporte público

Vereadores também aprovaram requerimentos que pedem informações sobre contrato entre a Caixa e a Prefeitura

Geral
Por ASCOM
28 de junho de 2022 - 15h44
(Foto: Divulgação/Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes)

A Câmara Municipal de Campos realizou sessão ordinária híbrida nesta terça-feira (28). Entre os projetos discutidos, os vereadores aprovaram a criação do subsídio emergencial de óleo diesel ao transporte público e o novo sistema de bilhetagem eletrônica. A sessão foi marcada por protestos de permissionários do sistema de transporte público e chegou a ser interrompida.

A confusão começou durante discussão de detalhes do Projeto de Lei nº 0097/2022, que estabelece o subsídio ao diesel, encaminhado à Casa de Leis pelo Gabinete do Prefeito, Wladimir Garotinho. Os permissionários se revoltaram durante a fala do vereador Marquinho do Transporte (PDT), que afirmou: “quem estiver insatisfeito, que pare com o transporte”.

Houve vaias e tumulto e o vereador Juninho Virgílio (PROS), que conduzia a sessão, decidiu interromper as discussões para que os ânimos se acalmassem. Após a retomada dos trabalhos, o Programa de Subsídio Emergencial de óleo diesel (PSED) para operadores do sistema de transporte público coletivo de passageiros do Município foi aprovado por unanimidade.

Também do Gabinete do Prefeito, foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei nº 0098/2022, que dispõe sobre os Sistemas de Bilhetagem Eletrônica (SBE) e de Georreferenciamento (GPS) do Sistema de Transporte Público Coletivo de Passageiros no âmbito do Município de Campos dos Goytacazes.

Ambos os projetos foram tiveram suas redações finais aprovadas em turno único.

Oposição quer informações sobre contrato com a Caixa

Também foram aprovados, durante a sessão, dois requerimentos com pedidos de informação sobre o contrato entre a Caixa Econômica Federal e a Prefeitura. O primeiro, de número 1071/2022, é direcionado ao prefeito Wladimir Garotinho (sem partido), e o segundo, de número 1072/2022, ao procurador geral do Município, Roberto Landes.

Ambos foram apresentados pelos vereadores Nildo Cardoso (União), Fred Machado (Cidadania), Abdu Neme (Avante), Anderson de Matos (Republicanos), Bruno Vianna (PSD), Helinho Nahim (Agir), Igor Pereira (Solidariedade), Luciano Rio Lu (PDT), Maicon Cruz (PSC), Marquinho do Transporte (PDT), Marquinho Bacellar (Solidariedade), Raphael Thuin (PTB) e Rogério Matoso (União).

Cemitérios

Também do Gabinete do Prefeito, o Projeto de Lei nº 0096/2022, que autoriza o Poder Executivo Municipal a outorgar concessão dos serviços de operação, exploração e manutenção dos Cemitérios Públicos Municipais, foi aprovado por unanimidade.