×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Prefeitura diz que Lei de subsídio para o transporte público passará a valer em até 30 dias, se for aprovado na Câmara

Medida prevê a contratação de uma empresa para disponibilizar o combustível para os permissionários e para autoviações

Campos
Por Redação
24 de junho de 2022 - 17h26
Presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte, Nelson Godá (Foto: JTV)

Em entrevista ao Jornal Terceira Via, nesta sexta-feira (24), o presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte, Nelson Godá, informou que o projeto de Lei de subsídio para o transporte público passará a valer em até 30 dias, se for aprovado na Câmara Municipal de Campos. O projeto, que foi encaminhado pelo prefeito Wladimir Garotinho, na última quarta-feira (22), é uma medida emergencial e está prevista até o dia 31 de dezembro, até a possível finalização da implantação das estações de integração, a remodelagem do sistema e a aprovação da Lei da bilhetagem.

“É importantíssimo andar em conjunto esses dois projetos (subsídio e bilhetagem), porque, a partir desse momento, conseguiremos subsidiar as gratuidades, a integração e teremos certeza do carregamento de cada empresa e de cada permissionário”, disse Nelson Godá.

A partir da aprovação da Lei do subsídio, uma empresa será contratada para disponibilizar o combustível para os permissionários e para as empresas. De acordo com o Nelson Godá, o recurso para a contratação sairá dos Royalties recebidos pelo município.

 “Nós não iremos aportar dinheiro diretamente para eles. Mas alguns ainda não estão aptos para receber o subsídio e por isso que, na minuta do projeto de Lei, nós colocamos claramente que a condição para receber o subsídio, é que estejam em dia, tanto com a vistoria como com as obrigações junto ao IMTT. Para poder contribuir e dar condições deles se regularizarem, na semana que vem vamos republicar a portaria de parcelamento dos débitos e das vistorias”, fala Godá.

Segundo o presidente do IMTT, o interesse é que haja veículos regularizados, vistoriados, com qualidade para a população, que atenda e cumpra com os horários.

“A partir da aprovação e sanção do Prefeito, a gente está fazendo um esforço emergencial para fazer a contratação da empresa. Dentro de 30 dias deve ser implantado. Antes até. Este projeto levará regularidade, dignidade e cumprimento com a possibilidade de ir e vir, que está sendo um ponto reprimido, devido a essas inúmeras ações que vem afligindo o transporte. O diesel aumentou mais uma vez, em 14 %. Em um período de 12 meses, são 90% de reajuste. Isso está impactando na operação. Então precisamos dar condições ao operador, para que ele não tire linhas de circulação, não reduza o horário”, explica.

Ainda de acordo com Nelson Godá, a receptividade dos vereadores para o projeto é positiva. “Eu já tive conversa com ambos os lados e o que tenho sentido é que não um conflito. Todos os vereadores estão imbuídos em tentar ajudar o sistema de transporte. Há uma sinalização positiva para a gente caminhar, dar respostas e melhorias para a população”, finaliza.