×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Revitalização do Teatro de Bolso será entregue neste domingo

Equipamento administrado pela FCJOL passou por reparos no telhado, pintura interna, entre outros trabalhos

Cultura
Por Redação
23 de junho de 2022 - 14h02
(Foto: divulgação)

A revitalização estrutural pelo qual passou o Teatro de Bolso Procópio Ferreira nos últimos meses, será entregue à população neste domingo (26), às 11h. Equipamento administrado pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), o TB – inaugurado em 13 de abril de 1968 – passou por reparos em seu telhado, entre outros trabalhos. A caixa cênica (área do palco), teve toda sua estrutura modernizada, graças ao apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj), por meio de parcerias. A secretária, Danielle Barros, participará do evento.

LEIA TAMBÉM:

Teatro de Bolso deve voltar a exibir espetáculos no segundo semestre

“Estamos na contagem regressiva para o momento da entrega do TB aos artistas locais. Quando iniciamos a atual gestão, em janeiro de 2021, detectamos que a casa de espetáculos precisava de muitas intervenções para voltar a funcionar com a qualidade que artistas e plateia merecem. Depois de quatro meses de trabalho, realizaremos, no domingo o ato de entrega dessas intervenções, vivendo um dia que marcará a bonita história do teatro que recebe a arte campista há 54 anos”, registra a presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas.

REVITALIZAÇÃO E MODERNIZAÇÃO

No começo do mês de março foram iniciados os procedimentos de revitalização do imóvel, com reparos em seu telhado e pintura interna. Nos meses de março e abril, o TB recebeu, por meio da Sececrj e parceiros, aparelhos de ar-condicionado, um projetor e uma moderna mesa de som. Em maio, a caixa cênica (área do palco) começou a ganhar cara nova, com modernos tecidos, um ciclorama de PVC elétrico (fundo de cor clara situada no fundo do palco) e varas para uso de iluminação cênica de última geração. Nas últimas semanas, foi realizada a pintura da fachada do prédio, na Avenida XV de Novembro.

“Ter cuidado e zelo com um teatro que é fundamental na história da cultura do município, representa uma vitória. A partir de agora poderemos receber a classe artística em um espaço à altura do que ela merece. Os novos equipamentos representam nova qualidade para os espetáculos, ampliando os recursos com os quais os grupos da cidade poderão contar para montar peças de teatro, dança e shows musicais”, detalha a coordenadora artística do Teatro de Bolso, Neusinha da Hora.

REFORMA DO AUDITÓRIO DO PALÁCIO DA CULTURA

Durante a cerimônia de entrega da revitalização do Teatro de Bolso, acontecerá a assinatura do Termo de Parceria ente da Prefeitura, a FCJOL e a Sececrj, para o início das obras do Auditório Amaro Prata Tavares e sala multiuso com cinema, no Palácio da Cultura.