×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Rio de Janeiro: Turismo aquece mercado de terapias alternativas

Notadamente, a “Cidade Maravilhosa” tem atraído visitantes por suas belezas naturais e estilo de vida

Geral
Por Viny Soares
22 de junho de 2022 - 17h08

A cidade do Rio de Janeiro tem um sem-fim de atrações turísticas de encher os olhos – Corcovado, Maracanã, Cristo Redentor, Bondinho do Pão de Açúcar, Arcos da Lapa e, claro, as belas praias e os famosos carnaval e Réveillon. Da mesma forma, destacam-se as florestas da Tijuca e da Pedra Branca, a Quinta da Boa Vista e a Biblioteca Nacional.

Com todos estes encantos, o município tem registrado também aumento na procura por terapias alternativas para beneficiar a saúde e o bem-estar, no caso, as massagens.Para dar conta desta realidade, a rede hoteleira, além declínicas especializadas e casas de massagem no Rio de Janeiro, estão investindo em sofisticados espaços, oferecendo uma diversidade de técnicas milenares de massagens voltadas a melhorar a qualidade de vida dos praticantes.

Notadamente, a “Cidade Maravilhosa” tem atraído visitantes por suas belezas naturais e estilo de vida. Muitos desses turistas aproveitam o embalo e contratam sessões de massagens. A grande procura tem favorecido o mercado de trabalho para os profissionais da área

Com quase 7 milhões de habitantes, a cidade oferece a moradores e visitantes uma série de massagens, desde as mais usuais, como sueca, ayurvédica, shiatsu, reflexologia, pedras aquecidas, até as sensuais, como tântrica,sensitive, tailandesa e nuru. De modo geral, os massagistas podem usar cremes, loções, óleos essenciais e aromas.

Clínicas, casas de massagem e spas podem ser encontrados em todas as regiões do município, incluindo profissionais autônomos, que atendem até em domicilio. Bairros como Centro, Barra da Tijuca, Copacabana, Leblon, Ipanema, Lagoa, Leme, Urca, Botafogo, Flamengo e Santa Tereza se destacam neste concorrido mercado.

Uma das terapias mais procuradas e aplicadas no país, amassagem sueca é muito simples e eficaz, feita a partir de uma combinação de movimentos longos e fluidos, acompanhados de vibrações e batidas. Este processo contínuo é altamente eficaz para aliviar tensões de tendões e músculos.

Embora o Rio seja conhecido pelo calor, amassagem com pedras aquecidastem tido muita demanda. A temperatura dos itens reduz tensões e dores musculares e nos nervos. Geralmente feitas de basalto, as pedras dão alívio imediato, pois são posicionadas em determinados pontos do corpo do praticante. Por outro lado, dependendo da necessidade, o massagista pode indicar o uso de pedras frias, mais eficazes em determinados processos.

Também conhecida por seus incríveis benefícios à saúde, a massagem ayurvédicaé aplicada com o uso de óleos vegetais e essenciais, preparados com ervas medicinais. Ela estimulapontos corporais e órgãos vitais. É essencial para pessoas que sofrem com dores e desvios de coluna e problemas de postura.

O shiatsu (pressão do dedo), por sua vez, utiliza técnicas de amassamento, prensagemcalmante, batidas e alongamento, sem o uso de óleos.A terapia reduz o estresse e contribui para o bem-estar geral do praticante. É indicada para tratar de dores de cabeça, TPM, distúrbios digestivos, fadiga, insônia, fibromialgia, estresse, ansiedade e dor musculoesquelética, incluindo dor lombar, pescoço e articulações.

O clima quente, entretanto, contribui bastante para tornar ainda mais eficaz as massagens com aromaterapia, que trazem um componente de cura emocional, impulsionando o humor, reduzindo o estresse, a ansiedade, a depressão, a tensão muscular e as dores.

Este tipo de terapia combina pressão suave e delicada com o uso de óleos essenciais. Entre os aromas mais procurados estão lavanda, canela, baunilha, flores do campo, frutas vermelhas, anis estrelado, cedro, alecrim, eucalipto, laranja e limão.

Areflexologia plantar tem sido bem difundida, existem outras formas igualmente conhecidas, como a palmar (das mãos) ou da face. A reflexologia palmar é usada principalmente em idosos e mulheres grávidas. A facial ou craniana é indicada para casos de problemas como ansiedade, insônia ou enxaquecas repetidas.

Mercado em alta

Em função desta expansão no setor, o mercado para os profissionais que atuam com massagens e outras terapias alternativas tem crescido sem parar e as expectativas para o restante de 2022 e para 2023 são consideradas bastante positivas, não apenas no Rio, mas em outras cidades brasileiras, sejam elas grandes, médias ou pequenas.

Paralelamente, a área de ensino também vai crescer, com a ampliação da oferta de cursos técnicos para a formação de mão de obra cada vez mais especializada.

Sensuaisem expansão

O sucesso das massagens também é sentido pelos espaços e profissionais que atuam com terapias sensuais, como a tailandesa, sensitive, a nuru e a tântrica, cada vez mais procurada por quem chega ao Rio.

Criada na Índia, a massagem tailandesa usa técnicas de pressão e alongamento suaves para relaxamento do corpo. Ela é aplicada com uma sequência de movimentos com palmas das mãos e os dedos. Por meio de uma pressão firme no corpo do paciente.

A massagem nuru é aplicada com o uso de gel produzido a partir de uma alga marrom e requer que um ou mais massagistas usam uma loção de massagem incolor e inodora.A massagem relaxa a musculatura, desintoxica o organismo, provoca maiores sensações de prazer e faz com que o parceiro ou a parceira sinta-se muito bem.

Já amassagem sensitive estimula as zonas erógenas de homens e mulheres, com movimentos contínuos e suaves e toques com as pontas dos dedos. Ela ajuda a eliminar tensões e promover uma conexão física, emocional e energética. O seu toque trabalha o aspecto meditativo e sensorial ao mesmo tempo, criando uma comunicação nova do corpo com a consciência.

Por fim, a massagem tântrica combinaa filosofia tântrica com influências de pensadores ocidentais. A terapia concentra-se no potencial e no uso da energia sensual, atuando na remoção de bloqueios em muitas dimensões diferentes de sua consciência, corpo, mente e espírito, elevando ou intensificação de experiências sensuais e orgásticas. Entre os benefícios proporcionados está a melhora da vida sexual; maior autoconfiança; mais libido; remoção de bloqueios físicos e mentais; resolução da ejaculação precoce; aumento do desejo; alívio na dor da penetração no vaginismo; diminuição do estresse e da ansiedade.