×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

MASSAGISTAS DIVERSIFICAM ÁREAS DE ATUAÇÃO

Para fidelizar seus clientes, profissionais terapêuticos estão ampliando o rol de opções de tratamentos em saúde, beleza e bem-estar.

Geral
Por Viny Soares
22 de junho de 2022 - 17h01

Em tempos de recuperação econômica e concorrência cada vez mais acirrada na área de saúde e bem-estar,um profissional que não busca se adaptar às mudanças do mercado e às necessidades dos clientes, acaba ficando para trás.

Para fidelizar seus clientes, profissionais terapêuticos estão ampliando o rol de opções de tratamentos em saúde, beleza e bem-estar. Além das diversastécnicas milenares para relaxamento e equilíbrio físico, mental e sexual, também passaram a prestar serviços de depilação

Em função desta máxima, a maioria dosmassagistas, que trabalha em clínicas especializadas, casa de massagem e spas, além de oferecer as tradicionais terapias, está se capacitando em técnicas de depilação e de massagens sensuais, colocando-as à disposição de quem procura este serviço. A ideia é proporcionar a facilidade de encontrar tudo em um só lugar.

Existem muitas razões pelas quais homens e mulheres preferem remover os pelos indesejados do corpo, situação que muitas vezes podem gerar constrangimento e problemas de baixa autoestima.

Basicamente, a depilação pode ser temporária ou definitiva. Dentro de cada método, várias técnicas diferentes são usadas para obter a depilação total ou redução da quantidade de pelos.

O processo pode ser feito em várias partes do corpo – pernas e pés, braços e mãos, axilas, buço (penugem no lábio superior da mulher), rosto, sobrancelhas, tórax e costas, abdômen, virilha (definida como a área quatro centímetros além/fora do elástico da calcinha) e partes íntimas.

A depilação pode ser feita com o uso de cremes, loções e géis que dissolvem os pelos. Normalmente, após aplicaros produtos na pele, aguarda-se o tempo recomendado antes de enxaguar.

Os métodos comuns de depilação incluem a forma mecânica, em que um depilador, semelhante a um barbeador elétrico.Para quem suporta mais a dor, é possível simplesmente arrancar o pelo pela raiz, com uma pinça. Em geral, este instrumento é usado para remover os pelos das sobrancelhas, queixo ou mamilos.

Da mesma forma, ganha espaço a chamada depilação egípcia, também conhecida como depilação à linha. Ela envolve enrolar e torcer um longo pedaço de algodão sobre a pele e, em seguida, puxar o pelo preso entre o fio. Há quem prefira, por exemplo, usar esta técnica para modelar as sobrancelhas e remover os pelos do lábio superior, queixo e outras áreas faciais.

Bastante famosa, a tradicional depilação com tiras de cera ou cera quente continua sendo muito usada. Neste processo, a cera gruda nos pelos e ao puxá-los, o profissional arranca com as raízes.

Mais tecnológica, a depilação com luz intensa pulsada (IPL) aplica pulsos de luz suaves na raiz do cabelo, fazendo com que ele caia. As pessoas podem usá-la em qualquer parte do corpo. É a melhor opção para depilação a longo prazo. Para tanto, são necessárias de quatro a seis sessões ao longo de quatro a seis semanas. Eles podem precisar receber tratamentos de manutenção adicionais a cada seis a 12 meses.

Os efeitos colaterais potenciais do IPL inclueminchaço, dor e alguma sensação de queimação durante o tratamento. Esse método também pode causar hiperpigmentação pós-inflamatória (PIH), que pode ser mais grave em pessoas com pele escura.

Outro método disponível no mercado é a eletrólise, que usa correntes elétricas para danificar o folículo e impedir o crescimento do cabelo. Este pode ser um método permanente de depilação, mas as pessoas precisarão de várias sessões de tratamento.

A eletrólise funciona em todos os tipos e cores de cabelo, mas pode ser dolorosa.Pessoas com pele escura podem desenvolver queloide, ou seja, uma cicatriz grossa que se eleva da pele.

A depilação a laser é um método mais recente, que tem se espalhado pelo Brasil, por meio de clínicas especializadas, incluindo redes de franquias com a chancela de celebridades. Neste procedimento são lançados lasers nos folículos capilares, onde o pigmento absorve a luz e destrói o cabelo. É considerada uma forma permanente de depilação.

A depilação a laser não é uma opção adequada para quem tem cabelos loiros, grisalhos, brancos ou ruivos. Isso ocorre porque o laser é incapaz de atingir o cabelo de cor clara.Os possíveis efeitos colaterais inclueminchaço ao redor dos folículos, PIH (particularmente naqueles com pele escura), inflamação da pele e bolhas, crostas ou cicatrizes, que são temporárias.

Introduzida nos anos 1980 nos Estados Unidos por esteticistas brasileiras, a BrazilianWax (depilação brasileira) é realizadanos pelos pubianos, que são aparados e removidos da frente do osso púbico, ao redor dos genitais externos, entre a parte superior das coxas e ao redor do ânus.

Massagens

Técnica mais procurada entre as disponíveis no mercado, a massagem sueca faz uso de loções ou óleos. O massagista concentra-se nas áreas mais problemáticas do corpo, onde há lesões musculares, de modo a promover o intenso relaxamento. Pode ser usada para ajudar pacientes com doenças como câncer, doenças cardíacas, problemas estomacais, fibromialgia e dores lombares.

Similarmente, amassagem ayurvédicaalivia o estresse, reduzas dores no corpo e promove equilíbrio físico e psíquico do paciente. É realizada com movimentos de tração e alongamentos, estimulação de pontos e órgãos vitais. A técnica incorpora óleos essenciais, infusão de ervas, atendendo às necessidades de cada indivíduo.

A massagem com pedras quentes (aquecidas)ajuda a relaxar músculos tensos, com o posicionamento das pedras em pontos específicos do corpo. Geralmente elas são feitas de basalto, rocha vulcânica que retém calor.

Em crescimento no Brasil, o shiatsu é feito com pressão localizada dos dedos, mãos e cotovelos do massagista. A terapia estimula o fluxo de energia e ajuda a pessoa a recuperar o equilíbrio.A técnica japonesa é conhecida por aliviar e tratar várias doenças, visando pontos de pressão no corpo humano.

Sensuais

Também muito requisitadas em clínicas especializadas e casas de massagem, as terapias ajudam na autoestima e autoconhecimento.

A massagem tailandesa baseia-se em uma mistura de ioga assistida, alongamento passivo e movimentos de massagem de pressão. A compressão rítmica atua ao longo das linhas de energia do corpo, reduzindo o estresse e melhorando a flexibilidade e a amplitude de movimento.

Já a massagem sensitive é realizada com a ponta dos dedos, com movimentos muito leves que despertam a bioeletricidade do corpo. Mexe com vários agrupamentos musculares. Além do contato suave na pele, a respiração profunda é guiada pelo massagista até o relaxamento total.

Bastante conhecida em todo o mundo, a massagem tântrica ganha espaço no país. Ela usa energia e chakras (centro de energia no corpo) para relaxar a pessoa no estado de sentimento de que os limites físicos foram dissolvidos. A terapia visa o máximo aproveitamento da energia sexual no corpo, redistribuindo-a para expandir a sensibilidade e as vivências mais intensas. Quem pratica, aprova.

Fonte: ASCOM