×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Firjan Senai oferece cursos gratuitos em São João da Barra e São Francisco de Itabapoana

Cursos profissionalizantes com 200 vagas são destinados às pessoas em vulnerabilidade social

Oportunidades
Por Redação
22 de junho de 2022 - 9h10
Foto Divulgação Firjan/Senai

A Firjan SENAI fechou acordos de cooperação técnica com as prefeituras de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, a fim de oferecer cursos gratuitos de qualificação profissional nos municípios. As prefeituras serão responsáveis pela cessão de espaço, divulgação e seleção dos candidatos às vagas – exclusivas para pessoas em vulnerabilidade social –, enquanto a Firjan Senai ficará responsável pela estrutura operacional dos cursos envolvendo a parte teórica e prática profissional. Acordos semelhantes estão sendo negociados junto a outras cidades do Norte e Noroeste Fluminense.

“Após a conclusão dos cursos, as pessoas estarão habilitadas para buscar oportunidades junto às empresas locais, que por sua vez se beneficiam contratando uma mão de obra qualificada e com grande interesse em trabalhar. Muitos terão assim a oportunidade do primeiro emprego, e este projeto traz essa chance de forma gratuita com toda a qualidade de nossas estruturas e instrutores, além da reconhecida formação profissional oferecida pelo SENAI “destacou a gerente executiva da Regional Firjan Sesi Senai, Ivana Licurgo.

O projeto abrange profissionalização em áreas como logística, construção civil, tecnologia da informação e gestão. Em São Francisco serão 100 vagas nos cursos de almoxarife, assistente de controle de qualidade e assistente de operações em logística; e outras 100 em São João da Barra nos cursos de assistente de operações em logística e pintura industrial.

As inscrições – bem como demais critérios de seleção – serão divulgadas e organizadas pelas prefeituras, em data ainda a ser definida. Já a Firjan Senai vai montar a estrutura – em espaço cedido pelos municípios –, encaminhar instrutores, distribuir uniformes e, quando for o caso, Equipamentos de Proteção Individual. A Firjan SENAI também está buscando acordos semelhantes com outras prefeituras do Norte e Noroeste Fluminense, como Itaperuna, Santo Antônio de Pádua e Natividade, no Noroeste Fluminense.

“Esta é uma importante ação de Responsabilidade Social e Regimental da Firjan, e beneficia justamente as pessoas que mais precisam de apoio para se inserirem no mercado de trabalho e se desenvolverem como profissionais e cidadãos”, disse o consultor técnico da Firjan Senai, Washington Luiz Alves da Cruz.

Fonte: Ascom