×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Pesquisadora e artista norueguesa se apresenta em cidades no Norte Fluminense

Janne Robberstad visita São Francisco de Itabapoana, São João da Barra e Santa Maria Madalena para promover primeira ópera de ciência no Brasil

Ciência
Por Redação
20 de junho de 2022 - 10h45
Janne Robberstad (Foto: Divulgação)

No período de 23 a 30 de junho a professora, pesquisadora e artista norueguesa Janne Robberstad estará nos municípios de São Francisco de Itabapoana, São João da Barra e Santa Maria Madalena. Janne oferecerá workshops para professores e terá encontros com artistas locais. Um dos objetivos é a criação da primeira Ópera Brasileira de Ciência, projeto que envolve música e conhecimento científico.


Janne Iren Robberstad é professora associada de Artes Visuais na Faculdade de Educação, Artes e Esportes da Western Norway University of Applied Sciences (HVL), na Noruega. Sua pesquisa de doutorado se concentra na eco-criatividade na educação STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).

Robberstad é coordenadora de Projetos do projeto EU Erasmus+ “GSO4SCHOOL” e Gerente de Produção da Global Science Opera (GSO). Ela liderou workshops da GSO no Japão, EUA, Brasil, São Tomé e Príncipe, Portugal, Noruega e Chile. A pesquisadora tem 15 anos de experiência como professora nas escolas secundárias populares norueguesas e 12 anos de experiência como artista visual e designer de teatro.

O professor, Marcelo Oliveira, diretor do Clube de Astronomia, em Campos, falou sobre o evento e a visita de Janne Robberstad

“A Ópera Mundial da Ciência teve início em 2015. Coordeno o projeto no Brasil. É um projeto educacional de aprendizagem lúdica da ciência através de uma abordagem interdisciplinar das ciência e das artes. A Janne estará visitando os municípios de São Francisco de Itabapoana, São João da Barra e Santa Maria Madalena, ministrando oficinas para professores e artistas. Estes municípios estarão produzindo a primeira Ópera Brasileira da Ciência. É um projeto pioneiro no Brasil que tem como base a experiência da Ópera Mundial da Ciência,” conclui.

PROGRAMAÇÃO

23 de junho
Santa Maria Madalena

24 a 27 de junho
São Francisco de Itabapoana

30 de junho
Apresentação da primeira Ópera Brasileira da Ciência (São João da Barra)