×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Médicos do Grupo IMNE vão receber homenagem na Câmara de Campos

Vereadores aprovaram Moção de Aplausos aos organizadores do 5º Simpósio Fluminense de Oncologia; entrega de placas ainda será definida

Campos
Por Gabriela Lessa
20 de junho de 2022 - 5h03
Simpósio de Oncologia | O Norte Fluminense foi palco do
encontro de médicos especialistas em oncologia

Relevância, sensibilidade e a alta importância científica do 5º Simpósio Fluminense de Oncologia resultaram em uma homenagem, na Câmara dos Vereadores de Campos dos Goytacazes, aos médicos oncologistas Diogo Neves, André Porto e Elizabeth Uhl, e ao rádio-oncologista Ronaldo Cavalieri, todos do Grupo Imne e organizadores do evento. Os vereadores aprovaram, no dia 8 de maio, uma Moção de Aplausos aos profissionais, mas a data de entrega das placas ainda será definida.

A homenagem foi proposta pelo vereador Rogério Matoso (União), que definiu como “justo e importante” este reconhecimento tanto ao Instituto do Câncer do Norte Fluminense e ao OncoBeda, que realizaram o evento, quanto a todos que atuam junto aos pacientes nesta área médica.

Vereador | Rogério Matoso foi o autor da proposta na Câmara

“É muito importante que seja realizado em nossa região eventos deste gabarito, com especialistas renomados, de todo o Brasil, atualizados com informações científicas de níveis elevados, para qualificar, de forma ampla, todo o público médico e de saúde multidisciplinar. Já são tantas as dificuldades enfrentadas pelos pacientes oncológicos que, com certeza, contar com um atendimento humanizado e qualificado será fundamental no tratamento contra o câncer”, disse Rogério Matoso.

De acordo com o idealizador do Simpósio, o rádio-oncologista Ronaldo Cavalieri, este é um dos maiores eventos de oncologia do estado do Rio de Janeiro e acontece regularmente desde 2015. Neste ano, foram mais de 200 participantes. “Fiquei muito honrado com a homenagem. O objetivo do simpósio é promover e disseminar conhecimento científico em oncologia por meio de aulas com as principais referências do país, e poder beneficiar, em última análise, os pacientes atendidos em nossa região”, explica Cavalieri.

Reconhecimento
A Moção de Aplausos é um instrumento de reconhecimento e estímulo, direcionado a pessoas ou instituições que geram contribuições no desenvolvimento econômico, social e cultural da cidade, seja de forma profissional ou voluntária. O Simpósio Fluminense de Oncologia é um evento de relevância nacional, que contou com a participação de renomados médicos e profissionais do país. O tema deste ano foi a Medicina de Precisão.

O oncologista Diogo Neves, membro organizador do evento, foi moderador do módulo de câncer de mama e disse que ficou surpreso com a homenagem da Câmara. “Não fazia a menor ideia de que um evento de cunho científico ganharia a atenção do Poder Legislativo de Campos. Fiquei feliz, pois, normalmente, dá-se maior importância a ações de caráter assistencialista, que também realizamos por meio do Instituto do Câncer do Norte-Fluminense. Espero que essa homenagem dê maior visibilidade e atraia apoio ao instituto, que não tem fins lucrativos e realiza diversas ações junto aos pacientes oncológicos de Campos e região”, fala Diogo.

André Porto e Elizabeth Uhl, também oncologistas e membros organizadores do evento, afirmam que o Simpósio foi o resultado da visão estruturada do Grupo Imne Oncologia, considerando o alinhamento com as práticas assistenciais mais modernas. “A incorporação de novas tecnologias no tratamento do câncer é fator essencial para resultados favoráveis, e um evento como o Simpósio nos dá parâmetros nacionais para seguirmos nesta estratégia”, explicou André Porto.

Para Elizabeth Uhl, a Moção de Aplausos se estende aos demais colegas e profissionais. “Eu me sinto representando diversos outros colegas, que trabalham diariamente. Arduamente, nós, da oncologia, trabalhamos para fazer e trazer conhecimento científico, sempre nos atualizando, para que possamos atender os pacientes de forma abrangente e resolutiva. Porém, sobretudo, com muito acolhimento, respeito e com o objetivo de levar dignidade a eles. E, naturalmente, no que me cabe, me sinto muito lisonjeada com esta homenagem, designada a mim e aos demais médicos envolvidos no evento”, finaliza.