×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Após denúncia, policiais do linha verde encontram indícios de desmatamento em São Fidélis

Irregularidades estão sendo investigadas em área de preservação permanente

Meio Ambiente
Por Redação
18 de junho de 2022 - 12h43
Viatura do Linha Verde no local (Foto: Divulgação)

Policiais militares da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual do Desengano identificaram nesta sexta-feira (17) o desmatamento em uma área de preservação permanente localizada no município de São Fidélis. Os agentes chegaram ao local após terem recebido denúncias encaminhadas pelo Linha Verde – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente.

Em cumprimento a ordem de policiamento a fim de averiguar as informações, a equipe da 3ª UPAm esteve na localidade conhecida como Retiro Saudoso, onde durante a fiscalização, encontraram árvores cortadas, todas com características de nativa, em estágio inicial e médio de regeneração natural. Os troncos cortados foram utilizados para a construção de uma cerca e área de lavoura, degradando assim cerca de mil metros quadrados de terreno. Ainda de acordo com os agentes, toda essa intervenção ocorria a menos de 30 metros de um curso de água. Um morador que passava pelo local informou que o terreno havia sido arrendado, mas o dono do mesmo não se encontrava no momento da fiscalização. Com base então no artigo 38 da lei de crimes ambientais além do artigo 4º da lei 12.651, a equipe da UPAm se encaminhou à 141ª DP, onde após perícia, a ocorrência foi registrada.

O Linha Verde reforça a solicitação para que a população continue denunciando crimes ambientais em todo o Estado do Rio através dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local) Em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.