×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Emater-Rio capacita produtores rurais no manejo sustentável do coco

Encontros reúnem extensionistas de Campos, São João da Barra, São Francisco do Itabapoana, Carapebus e Macaé

Agricultura
Por Redação
15 de junho de 2022 - 8h03

Foto Divulgação

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio) lançou uma série de encontros para a capacitação técnica do manejo do coco no objetivo de expandir e aprimorar a qualidade das cadeias produtivas regionais. Dividido em sete módulos sobre a cultura do coco verde, a qualificação vai atender extensionistas de cinco municípios do Norte do estado abordando desde os aspectos biológicos do fruto até a entrada aos mercados institucionais.

O primeiro encontro ocorreu no último dia 7, em Quissamã, Norte Fluminense, com o tema “Ecofisiologia e Morfologia do Coqueiro Associada ao Plantio, Produção e Manejo da Cultura”. O engenheiro agrônomo João Batista Pereira explicou que a proposta é fundamentar os técnicos da Emater-Rio e das Prefeituras Municipais com respostas eficazes e coesas nos tratos do manejo em suas diferentes fases de plantio.

“O tema ministrado abordou as questões climáticas no cenário ideal da cultura do coco, assim como as características propícias do solo para manifestar-se todo o potencial produtivo e colher melhores resultados. Estamos orientando os técnicos a compreender mais o comportamento da planta para saberem formular diagnósticos precisos e implementar um padrão de manejo adequado com os produtores nas lavouras”, detalhou.

O segundo módulo em Quissamã com o tema “Sistemas de irrigação: seleção, implantação e manejo para a cultura do coco”.Além de Quissamã, os encontros vão reunir extensionistas das Prefeituras Municipais de São João da Barra, São Francisco do Itabapoana, Carapebus, Campos dos Goytacazes e Macaé.

Pesquisadores da Embrapa Agrobiologia, Pesagro-Rio, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Universidade Rural do Estado do Rio de Janeiro e Agrebio integram a equipe de formação e de apoio do curso.

A partir da capacitação atualizada, os participantes poderão definir e recomendar os tratos culturais do coco, possibilitar o aporte tecnológico aos cocoicultores, aumentar a produção e melhorar a qualidade da água de coco visando os nichos de mercado “in natura” e da água de coco fresh beneficiando as famílias produtoras.

Fonte: Ascom