×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Aedes aegypti: CCZ antecipa para essa quarta-feira mutirão no Parque São Clemente

Vistoria dos imóveis residenciais, comerciais, terrenos baldios e praças públicas terá início às 9h

Saúde
Por ASCOM
14 de junho de 2022 - 16h03
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Campos dos Goytacazes)

O mutirão de limpeza e combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, no parque São Clemente, foi antecipado para esta quarta-feira (15), em virtude do ponto facultativo de sexta-feira (17). Esta é a oitava ação programada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ que vem intensificando os trabalhos para evitar o aumento dessas arboviroses endêmicas no município.

A vistoria dos imóveis residenciais, comerciais, terrenos baldios e praças públicas terá início às 9h, com ponto de partida no quarteirão em frente ao Centro Educacional 29 de Maio. Além de identificar e eliminar focos do mosquito, os agentes de endemias também irão recolher inservíveis e telar recipientes destinados ao armazenamento de água, como, por exemplo, caixas d’água e tambores.

“Os agentes também realizam a aplicação de larvicida, quando necessário, em depósitos com potencial para criadouro do mosquito, mas que não podem ser eliminados ou removidos”, explica o coordenador do Programa de Controle de Vetores (PMCV), Claudemir Barcelos.

Também haverá bloqueio aeroespacial com bomba costal que tem como objetivo combater o mosquito na fase adulta. Durante o mutirão, os agentes do CCZ estarão devidamente uniformizados e identificados com crachás, inclusive com QRcode.

Os mutirões, realizados uma vez por semana, tiveram início em 29 de abril, após o Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti—LIRAa que apontou Índice de Infestação Predial (IIP) no município de 3,9%. Até o momento foram vistoriados 4.948 imóveis e eliminados 257 focos. Também foram recolhidos 239 sacos de lixo contendo inservíveis e 186 pneus.

Fonte: Prefeitura de Campos dos Goytacazes