×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Câmara realiza segunda audiência pública sobre transporte em Campos

Primeira parte da audiência foi de prestação de contas das empresas de ônibus

Transporte
Por Redação
13 de junho de 2022 - 11h00
(Foto: Divulgação)

A Câmara Municipal de Campos realizou na manhã desta segunda-feira (13), mais uma audiência pública para debater o transporte público em Campos. Na primeira parte da audiência pública, as empresas fizeram uma prestação de contas aos vereadores. Para responder pelo Consórcio Planície, o empresário José Maria Matias esteve na tribuna e esclareceu as dúvidas dos vereadores e respondeu às perguntas pertinentes à concessão. Para José Maria, o valor da passagem, o excesso de gratuidade e a proliferação do transporte ilegal são os três fatores que mais prejudicam o bom funcionamento das empresas.

O sócio-proprietário das empresas São Salvador e Cordeiro, Neto Amaral, também ressaltou que o grande número de gratuidades inviabiliza o lucro das empresas. Para ele o valor da passagem também está muito defasado. “Se fosse haver o reajuste anual, conforme estava previsto desde 2013, o valor da passagem seria de R$7”, informou o empresário.

O empresário sugeriu uma solução, que segundo ele atenderia aos empresários, ao poder público e aos usuários. A ideia é que a passagem seja mantida a R$3,50 para o usuário e que o município subsidie o óleo diesel, pagando por KM rodado dos coletivos.

LEIA TAMBÉM
Câmara faz audiência pública nesta segunda para debater o transporte em Campos

A empresa Rogil não enviou representante para a audiência e o espaço foi imediatamente facultado à população. Paulo Honorato, representante dos moradores do Imbé, Cambucá e Batatal, disse que hoje a população dessas localidades está sem transporte. “Nossas crianças não podem ir à escola, as pessoas estão perdendo emprego, porque não tem como vir para o Centro, tem gente que dorme na rodoviária, porque às vezes consegue vir, mas não consegue retornar”, relatou. A empresa retirou os ônibus de circulação dessas localidades desde 2017.

Em nota, a Prefeitura informou que “o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) tem buscado alternativas para atendimento emergencial para a localidade que a empresa Rogil abandonou a prestação de serviço”.

Na segunda parte da audiência, na parte da tarde, a bilhetagem eletrônica voltou a ser debatida.