×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Termo de Cooperação Técnica é assinado por Fundação Cultural e Secretaria de Educação de Campos

Nos próximos quatro anos integração entre os dois órgãos públicos se dará por meio do Arquivo Público Municipal

Cultura
Por Redação
12 de junho de 2022 - 12h05
Representantes da FCOL, Educação e Arquivo Público (Divulgação)

A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) e a Secretaria de Educação Ciência e Tecnologia (Seduct) assinaram no Palácio da Cultura, um Termo de Cooperação Técnica que amplia e aprimora, de modo expresso e efetivo, a integração entre os dois órgãos públicos, por meio do Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, com duração de quatro anos. Participaram do ato de assinatura do documento a presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas; a subsecretária de Educação, Rita Abreu e a coordenadora do Arquivo, Rafaela Machado.

“Cultura e Educação sempre caminharam juntas e, através do Arquivo Público, essa parceria será ainda maior, beneficiando, sobretudo, os alunos da rede. Fico muito feliz com mais este avanço de união. Quero deixar meus cumprimentos ao secretário, Marcelo Feres, aqui representado pela professora, Rita Abreu. Muitas ações importantes irão marcar nossa caminhada”, anunciou Auxiliadora Freitas.

A subsecretária de Educação, Rita Abreu, também enfatizou a importância do novo ela de parceria da Seduct com a FCJOL. “Vivemos, neste 10 de junho de 2002, um momento ímpar, em que tivemos essa oportunidade de fortalecermos nosso elo junto ao setor da Cultura, por meio da FCJOL. Conhecendo Arquivo e seu acervo, nossas crianças farão descobertas que irão aguçar o interesse pelo conhecimento de história, das riquezas e encantamentos de nossa terra”, disse.

Sede do Arquivo Público Municipal no distrito de Tocos, Baixada Campista

Para a coordenadora do Arquivo, Rafaela Machado, o elo ampliado entre os dois órgãos públicos é fundamental. “No campo da educação patrimonial realizamos, há alguns anos, projeto “O Arquivo vai à escola”, que representa, facilmente, a importância da parceria entre a FCJOL e Seduct. Na última quinta-feira (9), nossa equipe visitou duas unidades da rede municipal e o resultado foi maravilhoso. Que venham novos projetos nos quais alunos sejam apresentados cada vez mais cedo aos valores histórico-culturais do nosso município”, pontuou.

Após a assinatura do Termo de Cooperação Técnica, profissionais do Arquivo Público receberam, no Palácio da Cultura, um grupo de alunos da Escola Municipal Sagrada Família. Na ocasião, os pequenos visitaram a exposição “Cinco séculos de história: o açúcar e a formação histórico e cultural dos Campos dos Goytacazes”, que marcou a celebração do 21º aniversário do Arquivo, celebrado em maio.

Fonte: Secom/PMCG