×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Prefeitura de Campos lança pacote de apoio ao turismo

Subsecretaria de Turismo será responsável pela implementação dos projetos

Turismo
Por Clícia Cruz
12 de junho de 2022 - 0h02
Projeto | Subsecretária de Turismo, Patrícia Cordeiro quer
valorizar belezas, patrimônio e gastronomia de Campos – Foto Silvana Rust

A subsecretaria municipal de Turismo de Campos anunciou o lançamento de um pacote de eventos e ações para incentivar o setor, que ainda caminha a passos lentos na cidade. Responsável pela pasta, Patrícia Cordeiro diz que o objetivo é chamar a atenção para o potencial turístico de Campos e fazer com que seus atrativos sejam descobertos e explorados não só pelos turistas, mas também pelos campistas, que muitas vezes não conhecem nem as belezas naturais da própria terra. A primeira medida é a revitalização do Cais da Lapa, mas a proposta é que o Município mantenha agenda constante, sempre valorizando o patrimônio cultural, arquitetônico, as belezas naturais e a gastronomia da região. O projeto foi apresentado pela primeira vez na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), durante a cerimônia de posse oficial do presidente Edvar Júnior.

Instalações | Subsecretaria ganhará sede na Lapa


O primeiro evento realizado no Cais da Lapa, dentro da proposta da revitalização, acontece neste domingo (12). O Luau dos Namorados começa às 17h30, aproveitando o pôr-do-sol, e terá show do cantor Toni Garrido. Na programação também estão correio e barraca do amor, além da oferta de cervejas artesanais, comidas típicas de Campos, e do tradicional pastel com caldo de cana.

“Esse é o principal ponto turístico urbano da nossa cidade, que guarda a lenda do Ururau da Lapa. Conta com o pôr-do-sol mais lindo e colorido que a gente pode ter, além de tanta história sobre o Centro de Campos. A revitalização foi uma proposta do governo Wladimir Garotinho e vai abranger toda a área. Mas esse processo começa com esse evento”, diz Patrícia.

Revitalização | Curva terá trabalho de grafiteitos


No cais, três estruturas já construídas serão adaptadas para se transformarem na sede da subsecretaria municipal de Turismo. Futuramente, o local também abrigará o Centro de Atendimento ao Turista (CAT). Segundo Patrícia, o cais está sendo amplamente estudado pelos técnicos da pasta para que possa ser transformado na “maior área urbana de lazer da cidade”.


“As muretas receberão pintura artística, feita por grafiteiros do município. Estamos estudando a possibilidade de termos pedalinhos no Paraíba, mas, para isso, é claro, precisamos estar em conformidade com as normas de segurança e de proteção ao Meio Ambiente”, ressalta.

Caisa da Lapa – arte/montagem


Para o mês de outubro, está previsto para o local a realização do “Festival de Todas as Tribos”, que vai reunir o Motoclube de Campos, tatuadores, colecionadores de vinil, pista de skate e muitas atrações musicais.

Outro local que receberá intervenções para voltar a ser ponto de encontro das famílias é a orla da Lagoa do Vigário. O espaço foi urbanizado em 2016, quando passou a contar com pista para corrida, caminhada e ciclismo, quadras esportivas, bancos, iluminação especial, academia ao ar livre, parque infantil, pórtico, banheiros e espaços para pescaria. Mas, sem a devida manutenção, hoje não atrai nem turistas e nem campistas.


Foco no turismo ecológico

Valorizar o turismo ecológico também está entre as metas da subsecretaria. No mês de julho, haverá o “1º Encontro de Trilheiros do Imbé”. Sob o comando do guia Enos Tubarão, e acompanhados de outros profissionais com experiência na região, 50 trilheiros com idades a partir de 12 vão ter a oportunidade de explorar as maravilhas naturais da mata atlântica no Imbé. No final da trilha, está prevista uma surpresa para os participantes.
No Morro do Itaóca, um dos locais mais procurados pelos esportistas da cidade, seja para a prática de caminhada ou de ciclismo, haverá o “Festival de Voo livre”.

Cachoeira do Imbé

A Lagoa de Cima e a Lagoa Feia também estão sendo alvos de estudos dos técnicos para realização de eventos. “Nós temos limites, inclusive precisamos respeitar o meio ambiente, mas, dentro do possível, faremos tudo para proporcionar eventos, chamando a população a esses lugares belíssimos que nosso município tem”, diz Patrícia Cordeiro.
A praia campista, Farol de São Thomé, também faz parte do pacote de turismo, com eventos durante o ano, não somente no verão. “Esporte, Turismo e Cultura caminham sempre juntos e no Farol não é diferente”, disse a secretária.

Turismo religioso

Campos participou, este ano, da Expo Católica 2022, em São Paulo, divulgando o Turismo Religioso, principalmente o Caminho de Santo Amaro. O trajeto de aproximadamente 48 km, da sede do município até o distrito que leva o nome do padroeiro da Baixada Campista, atrai fiéis e atletas.

Outra manifestação bastante concorrida é a Festa de Santo Amaro, que conta com o tradicional espetáculo da Cavalhada, encenação da luta entre mouros e cristãos. “A gente quer consolidar nosso Caminho de Santo Amaro e todo circuito de turismo religioso”, disse Patrícia, acrescentando que o evento está atraindo grande público.

“A Câmara também está firmando Termo de Cooperação para o fortalecimento deste setor, que prevê remodelação do Caminho de Santo de Santo Amaro e o inventário turístico religioso do município”, informou Patrícia, ressaltando que Campos também possui igrejas centenárias, bicentenárias e até tricentenárias.

Cavalhada de Santo Amaro

Este ano, a Diocese de Campos comemora 100 anos e a subsecretaria está idealizando eventos para marcar o centenário. Em julho, haverá uma meia-maratona, saindo em frente à Catedral, na praça São Salvador, fazendo um circuito turístico por vários pontos da cidade e terminando com um evento novamente na Praça.

Em agosto, os festejos do Santíssimo Salvador também vão homenagear os 100 anos da Diocese.

Fórum de Turismo da Costa Doce

Antes disso, porém, representantes das secretarias de Turismo dos municípios que compõem a Região Costa Doce vão participar, no dia 20 de julho, em Campos, do Fórum Estadual Regional de Turismo. A ideia é discutir ações para fomentar o setor nessas cidades. A programação contará com palestras com especialistas e atrações para o público em geral, já que cada município participante vai expor seus atrativos, como culinária local e artesanato.

Patrícia Cordeiro, que também é presidente do Conselho de Turismo da Região Costa Doce (Conturdoce), disse que Campos foi escolhida pelo Estado por ter infraestrutura e rede hoteleira capaz de receber o evento.
“Além de Campos, compõem a região da Costa Doce os municípios de São Francisco de Itabapoana, São Fidélis, São João da Barra e Cardoso Moreira. Cada município vai estar listando suas necessidades e o que possui de mais importante em relação ao turismo, a fim de serem debatidas durante o Fórum”, encerra Patrícia.

Lugares que não se pode deixar de visitar em Campos

Cais da Lapa

Vista do Cais da Lapa

Além dos marcos históricos, uma vez que foi de uma escadaria existente no local que milhares de jovens desceram para embarcar com destino às guerras do Paraguai, Tuiuti e à Segunda Grande Guerra, como Voluntários da Pátria e Combatentes de Guerra, o Cais da Lapa também é figura central da famosa lenda urbana do Ururau, o jacaré de papo-amarelo que derrubou uma canoa que transportava um enorme sino de ouro, com destino à Igreja existente nas proximidades.

Farol de São Thomé

Monumento histórico do Farol
A praia campista abriga o monumento da praia do Farol de São Thomé, que é uma obra do ano de 1882, projetada pelo engenheiro francês Gustave Eiffel, o mesmo que participou da construção da Torre Eiffel, em Paris. O farol fica em uma área da Marinha.

Cachoeiras do Imbé

As cachoeiras da região do Imbé ficam no Parque Estadual do Desengano, área da mata atlântica que, além de Campos, abrange os municípios de São Fidélis e Santa Maria Madalena. Das 176 espécies de mamíferos encontradas no Estado do Rio, 33 foram identificadas no parque, 16 delas ameaçadas de extinção. A Pedra do Desengano é seu principal atrativo e ponto culminante, com 1.761 metros de altitude. Entre as cachoeiras estão a Tombo d’Água, Maracanã e Tobogã.

Lagoa Feia

Lagoa Feia
Apesar do nome, o local tem sua beleza como característica principal e é a maior lagoa de Campos. O local recebeu esse nome, à época da colonização da região pelos Sete Capitães, sesmeiros da Capitania Hereditária de São Tomé, em razão das águas crespas devido ao mal tempo.

Lagoa de Cima

Lagoa de Cima
Para quem gosta de esporte, curtir a natureza, a tranquilidade e as belezas naturais, Lagoa de Cima é o lugar ideal para dias de sol. O entorno da lagoa também tem diversas opções de trilhas, que podem ser feitas a pé. 

Villa Maria
A Casa de Cultura Villa Maria tem mais de 100 anos. O local, administrado pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), é ideal para quem gosta de cultura e história.

Casa de Cultura Villa Maria