×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Médica dermatologista alerta sobre profissionais sem qualificação para procedimentos estéticos

Olivia Assed é referência em tratamentos de beleza e rejuvenescimento em Campos dos Goytacazes

Entrevista
Por Ocinei Trindade
10 de junho de 2022 - 9h04
Dra. Olivia Assed é médica dermatologista (Foto: Arquivo)

A médica dermatologista Olivia Assed é uma das profissionais mais requisitadas na área estética, em Campos dos Goytacazes. Ela vê com preocupação as denúncias referentes a profissionais sem qualificação para realização de procedimentos de beleza. O Jornal Terceira Via tem acompanhado a investigação policial contra uma médica e uma empresária em Campos, denunciadas por pacientes em supostos erros que causaram danos e lesões corporais (clique aqui). Nesta enterevista, Olivia Assed aborda vários temas voltados para os cuidados com a saúde e a aparência física.

Como observa a situação de profissionais em Campos que dizem ter condições para procedimentos estéticos, mas que causam danos a pacientes, como já relatado por quatro mulheres recentemente?

Tenho observado com muita cautela, até para não emitir opinião sem embasamento ou de forma injusta. Todos os profissionais estão sujeitos a erros, mas, infelizmente, temos observado uma certa frequência de procedimentos mal sucedidos, realizados por pessoas que não têm especialização ou que não são da área.

O que o público leigo e pessoas interessadas devem fazer quando quiserem se submeter a tratamentos estéticos?

O recomendado sempre é a busca pelo profissional que tem especialização na área procurada. Quando você realiza um procedimento com alguém que não é habituado a fazê-lo,  as chances de insucesso claramente aumentam. O profissional além de estar menos familiarizado a realizar este tipo de procedimento,  também não estudou a fundo para isso. Seria o mesmo que um otorrinolaringologia fizesse uma cirurgia cardíaca. Você entregaria seu coração para qualquer profissional de outras áreas atuar? Acredito que não. Mas, as pessoas fazem isso, entregam sua face e, consequentemente, sua autoestima para profissionais que não estudaram para este fim.

Então, acredito que as pessoas devem procurar profissionais que tenham referência. Além disso, devem buscar saber a qualificação de cada profissional; não ir apenas em indicações de amigos ou revistas, jornais ou influenciadores, por exemplo. É necessário acompanhar o que esse profissional tem realizado, analisar também os resultados que entrega, e, acima de tudo, saber se ele tem a qualificação específica para realizar tais procedimentos, e também se tem experiência na realização dos mesmos.

O que não pode faltar em procedimentos como harmonização facial, uso de botox para prenchimentos de rugas, alterações em lábios, cirurgias plásticas em olhos, rosto, barriga, entre outros?

O primeiro de tudo é a técnica. Saber utilizar as técnicas mais modernas e eficazes para rejuvenescimento. E isto você só consegue com um profissional que estudou anos com este intento, e que continua se atualizando constantemente. Infelizmente, as pessoas têm buscado o preço e não o valor. E olha que, normalmente, as diferenças são ínfimas, ou nem ocorrem. Devemos destacar que o valor que entregamos está em tudo, não apenas na ampola do “botox” ou na seringa do preenchedor. Mas está, principalmente e literalmente, nas mãos do injetor, ou seja, de quem aplica a substância. Pois ali também contém todo conhecimento e a bagagem que o profissional investiu e acumulou por anos.

E o que não pode faltar, principalmente, é o senso estético. Pois além da questão técnica e teórica, tem também o lado artístico. E como qualquer trabalho ligado a arte, vai depender muito do que chamamos de senso estético do injetor, e se ele consegue “imprimir” este senso estético através das técnicas corretas para atingir o fim idealizado.

Além do médico especializado, quem pode fazer procedimentos cirúrgicos-estéticos em pacientes?

Em tese, e há muita discussão nisso, muito profissionais podem fazê-lo, sem que sofram nenhuma sanção por isto. Mas o recomendado é buscar um profissional que teve sua carreira direcionada com esta finalidade desde o início. Naturalmente, são os dermatologistas e cirurgiões plásticos especializados. Vejo que muitas pessoas estão aproveitando um “oba oba” mercadológico, e estão vendo nisso uma oportunidade. Então, acabam fazendo muito por esta questão comercial. Desta forma, atropelam muitos passos científicos para atingir o seu intento de maneira abrupta, na maioria das vezes. E, não à toa, acompanhamos tantos casos complicados por aí.

Importante ressaltar que a única profissão autorizada a tratar complicações é a medicina. Então, você pode até arriscar e se tratar com profissionais fora da área. Mas, em caso de complicações, e ninguém está livre disso, até os melhores profissionais estão sujeitos, apenas o médico pode tratar a complicação. Então, se você tiver algum problema com outro profissional, ele irá falar para você buscar um médico, caso tenha complicações. Acho que só isso já resume bem a dinâmica deste assunto.

Qual o papel do Cremerj e órgãos de Vigilância Sanitária em relação a clínicas e profissionais que cometem supostos erros em procedimentos?

O Cremerj tem sua área de atuação restrita aos médicos. Desta forma, apenas pode atuar em casos realizados por médicos. Em se tratando de medicina, qualquer médico está apto a realizar qualquer tipo de procedimento. Mas, como em qualquer profissão, há vários tipos de profissionais. E o ideal é sempre buscar por especialidade. Está com problema cardíaco? Busque um cardiologista. Está com problemas com sua criança? Busque um pediatra. Está com problemas na pele ou deseja rejuvenescer? Busque um dermatologista ou cirurgião plástico.

E, mesmo assim, procure saber muito bem os resultados deles, a formação e se está alinhado com o que almeja. Infelizmente, até buscando profissionais da área, ainda assim estará sujeito a não gostar do resultado. 

Sobre procedimentos estéticos e problemas relacionados a estes, o que gostaria de destacar?

Acho que é sempre importante frisar que nenhum profissional está livre de complicações, em todas as áreas e profissões. A grande diferença está no tratamento após o ocorrido e a incidência destes casos. Notamos que há uma frequência maior dos profissionais menos experientes ou de fora da área. E, assim, depreende-se que tenha havido erros e não apenas uma complicação,  que há um percentual mínimo de ocorrer.

Acredito  que nenhum ser humano está livre de errar, mas nestes casos deve haver uma solução rápida e técnica para cada caso, a fim de diminuir ou dirimir as consequências. O que também não acompanhamos em muitos casos. Nós, médicos especializados na dermatologia estética, estamos aptos e preparados para atuarmos em qualquer um destes casos. E, por isso, é muito incomum vermos notícias de dermatologistas graduados e membros titulares da Sociedade Brasileira de Dermatologia envolvidos em casos polêmicos.  

A mensagem que deixo é a seguinte: não busquem o profissional apenas pelo preço. Busquem pelo seu valor. As diferenças na maioria das vezes são ínfimas. Não vejo sentido para correr um risco desnecessário em algo que reflete tanto na nossa vida, que é a nossa aparência. E não é coerente ir num local para ficar mais bonita e ficar frustrada. E, pior, correr sérios riscos de saúde.