×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Porto do Açu aumenta exportação de petróleo para China

Contrato de longo prazo foi assinado com a PetroChina Intl

Negócios
Por Coluna do Balbi
6 de junho de 2022 - 18h13
Terminal da Vast no Porto do Açu. (Foto: Ascom)

A Vast Infraestrutura — ex-Açu Petróleo — fechou um contrato de longo prazo com a Petrochina para a movimentação de petróleo no Porto do Açu, em São João da Barra.onde há um terminal da Vast.

O contrato é voltado para operações de transbordo para movimentação de petróleo no terminal da Vast no Porto do Açu.O acordo prevê o transbordo envolvendo embarcações Aframax, VLCC e Suezmax. Dois terços do petróleo movimentado no Porto do Açu vão para a China.

A PetroChina Intl é subsidiária da PetroChina Company Limited, que é uma das maiores produtoras e distribuidoras de petróleo e gás no país asiático, assim como um participante essencial na indústria global deste setor. Atualmente a empresa realiza suas produções no Brasil nos campos de Búzios e Mero.

As operações contempladas neste contrato serão feitas no terminal da Vast no Porto do Açu, que possui 25 metros de profundidade, capacidade instalada para movimentar até 1.2M barris de petróleo por dia e podendo realizar até três operações de transbordo ao mesmo tempo. A empresa começou suas operações em 2016 e atualmente já movimenta mais de 25% do petróleo que é exportado pelo país e tem registrado um crescimento contínuo por ano em termos de volumes movimentados.

Desde o começo de suas operações, a Vast Infraestrutura já movimentou mais de 400 milhões de barris de petróleo por meio dos contratos existentes com as principais empresas que atuam no país.