×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Hotel Planície no Centro de Campos está pronto para ser reaberto

.

Coluna do Balbi
Por Coluna do Balbi
5 de junho de 2022 - 0h02

Hotel Planície no Centro de Campos está pronto para ser reaberto
Depois de uma reforma criteriosa de um ano, o Hotel Planície, no Centro de Campos, cheio de história, vai reabrir no segundo semestre. O prédio foi arrematado por um rico empresário de Itaperuna, mas teria sido arrendado por outro empresário campista. Na semana passada estava sendo instalado o sistema contra incêndios. O Planície já hospedou artistas como Chico Buarque, Gilberto Gil, Gal Costa, a banda Novos Baianos e até um presidente da República, o general João Figueiredo. A dúvida é se a cabana, que tem uma bela vista de Campos, que era um restaurante, será reaberta.

Os poucos exemplares dos antigos “Orelhões” no Centro de Campos
Quem passa pela área central de Campos ainda consegue ver raros exemplares, de certa forma bem conservados, dos velhos “orelhões” que eram das extintas Telerj e Telemar. Eram telefones públicos movidos a fichinhas e cartões. A rapaziada da era dos celulares nem sabem que isso existiu. Eles não estão funcionando, mas tem gente que aproveita sua acústica, quando se tem muito barulho por perto, para usar exatamente o celular.

Praga varre do mapa os laranjais da Baixada Campista
Os laranjais da Baixada Campista, que eram expressivos, não em grande escala, mas em produção familiar, desapareceram. Se colhia todos os tipos de laranjas como lima, Bahia, seleta e até a mexerica. Mas uma praga acabou com tudo. Uma pena.

Aumenta assustadoramente o roubo de gado em toda a região
Gato, muitas vezes é sinônimo de ladrão e cabrito de algo roubado. No que diz respeito ao churrasco, tem muita gente comendo a legítima carne bovina, só que roubada. Cresceu assustadoramente o número de roubos de bovinos nas fazendas da região, principalmente em Campos e em São Francisco. Em muitos casos, o gado é abatido no próprio pasto, ficando a carcaça para trás. Produtores rurais estão em permanente reunião com o comando do 8º Batalhão da Polícia Militar, que está criando uma espécie de patrulha rural para tentar estancar esse tipo de crime. Estão sendo roubados também materiais de irrigação das fazendas e tudo mais que os ladrões não têm direito.


Produtores fazem “vaquinha” para manutenção das comportas da Barra do Furado
E como assunto é gado, e também o meio rural, o presidente do Sindicato Rural de Campos, Ronaldo Bartolomeu Júnior, admitiu que está fazendo uma “vaquinha” entre os produtores para a manutenção da bateria de comportas da Barra do Furado, que regula o fluxo de água da Lagoa Feia para o mar. Uma novela que se arrasta há 40 anos. Em tempo: Bartolomeu Júnior está empolgado com os projetos de soja em Campos.

Campos vai entrar no circuito nacional com meia-maratona de 21 quilômetros de história e belezas
A responsável pelo turismo do município, Patrícia Cordeiro, dando boas notícias: Campos vai investir para que ainda esse ano entre para o circuito nacional de meia-maratona. Será um percurso de 21 quilômetros com largada na Praça São Salvador, em um itinerário no qual estão os principais prédios históricos da cidade.

Depois do chuvisco e da goiabada, a vez e a hora do caldo de cana com pastel
O chuvisco e a goiabada já conquistaram seus espaços. Agora será a vez do pastel e do caldo de cana, obviamente em uma venda casada. Uma grande campanha vai incentivar o consumo desses dois produtos tipicamente campistas. Bom lembrar que nos anos 60 o caldo de cana era chamado de “refrigerante” da Planície.

Cais da Lapa será revitalizado para virar Centro de Convivência sem trânsito de veículos aos domingos
Ainda sobre turismo, a Prefeitura vai revitalizar o Cais da Lapa em grande estilo. Para se ter uma ideia, em determinados meses do ano, será possível, com total segurança, passear de pedalinhos em parte do Rio Paraíba do Sul. Quando tudo estiver implantado, a Lapa será fechada ao trânsito de veículos aos domingos, como acontece na orla da Zona Sul do Rio e na Avenida Paulista, em São Paulo. Tende a ser o maior centro de convivência da área central, misturando pessoas, música, gastronomia e arte.
Imbé terá trilha oficial para incrementar o turismo
O Parque Nacional do Desengano, na região do Imbé, em Campos, também está na mira do Turismo. Uma trilha oficial, com sinalização de alto nível, está sendo definida. Tudo dentro dos padrões de extrema segurança. Quem está dando uma mãozinha ao projeto é o xerife do Imbé, Enos Gama, o Tubarão.

Cardoso Moreira terá sua Câmara de Dirigentes Lojistas
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL) deu o primeiro passo na semana passada para a implantação da CDL do município de Cardoso Moreira. Recordando aqui que Cardoso Moreira é o irmão caçula de Campos, do qual foi distrito e acabou emancipado logo depois de Italva.

O que será que será?
Coisa boa está vindo para a região, e para se ter uma noção, envolve até uma empresa russa, a Acron que desistiu de um negócio com a Petrobras. Tudo está sendo combinado no breu das tocas, ou seja, em sigilo, pois não é assunto para se falar alto pelos botecos. Mas é coisa muito boa.

A Fugro, multinacional holandesa, fez feirão de empregos em Rio das Ostras
A Fugro, multinacional holandesa de óleo e gás, que opera em Rio das Ostras, conseguiu, em um feirão no sábado passado, contratar rapidinho assistentes, técnicos, gerentes, engenheiros, operadores, entre outros cargos, distribuídos nos níveis médio, técnico e superior.

Chef de cozinha é Embaixador de Turismo no Rio e quer “Caminhos do Açúcar”
O chef de cozinha Dann Mattos, que ganhou fama em seu restaurante na região Serrana do Rio, é o novo embaixador do turismo do estado do Rio de Janeiro, por meio da Fundação Cesgranrio. Ele está de olho no projeto do consórcio de municípios para implantação do chamado “Caminho do Açúcar”. Pretende visitar a região até o final de junho. Ele recebeu um prêmio Nacional de Turismo pelo trabalho realizado no distrito de Escritório, em Petrópolis.