×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Gestor do Parque do Desengano avalia unidade de conservação da Mata Atlântica em Campos e região

Para Carlos Dario, estado do Rio de Janeiro se destaca como o que mais contribui para preservação do bioma em Campos, São Fidélis e Sta.Maria Madalena

Entrevista
Por Ocinei Trindade
2 de junho de 2022 - 10h36
Carlos Dario é gestor do Parque Estadual do Desengano (Arquivo)

O gestor do Parque Estadual do Desengano, Carlos Dario, participa da reportagem especial da semana do Jornal Terceira Via, “Desmatamento ainda ameaça o Parque Estadual do Desengano” (clique aqui). Nesta entrevista, ele amplia suas considerações acerca da unidade de conservação, responsável em preservar o que restou da Mata Atlântica na região de Campos dos Goytacazes, São Fidélis e Santa Maria Madalena, municípios que compõem o parque.

Como poderia avaliaa a situação da Mata Atlântica no Rio de Janeiro, especialmente em Campos dos Goytacazes?

A cobertura original da da quase totalidade de nosso estado hoje está restrita a 12,5% para fragmentos acima de três  hectares, e 8,5% para áreas maiores de 100 hectares. Apenas como referência espacial, um hectare representa as dimensões aproximadas de um campo oficial de futebol.  Estes dados por si só dimensionam não apenas o tamanho da degradação das áreas florestais pelos diferentes ciclos econômicos – café, cana e pecuária extensiva- mas também,  ressalta ainda mais a importância dos fragmentos florestais existentes, que são verdadeiros testemunhas de nosso passado. Neste cenário, o Rio de Janeiro se destaca, como o estado que mais contribui para preservação do Bioma Mata Atlântica com os menores  índices de supressão deste tipo de vegetação entre os entes da federação. Hoje somos 38 unidades de conservação nas mais diversas categorias contribuindo de modo significativo para proteção e ampliação do que ainda existe do Bioma Mata Atlântica. 

Comente sobre importância e atividades no Parque do Desengano e os municípios que fazem parte dele.

O Parque Estadual do Desengano é o último grande fragmento de Mata Atlântica da região norte/noroeste do estado do Rio de Janeiro, com 22.400 hectares de área preservada, sendo o mergulho final da Serra do Mar. Nascente de inúmeros rios que contribuem para o abastecimento das cidades da região , abriga ainda espécies endêmicas da fauna e da fauna, com aproximadamente 25% de todas as aves existentes no Brasil. Nosso símbolo é o Muriqui, maior primata das Américas. Recentemente, fomos agraciados com o título de 1º Dark Sky Park da América Latina. Isso significa que reunimos condições únicas de observação do céu escuro sem a utilização de instrumentos óticos. Observamos o mesmo céu que nossos mais remotos antepassados observavam.

Os vestígios de mata nativa em Campos estão mais concentrados no Parque Estadual do Desengano ou há outros locais que possam ser destacados?

Os fragmentos de Mata Atlântica apresentam maior concentração  à medida que nos aproximamos das montanhas que compõem o Parque Estadual do Desengano. Entendemos este fato como rebatimento dos ciclos econômicos citados anteriormente, na medida que as áreas de baixadas litorâneas eram naturalmente mais acessíveis.  

Como observa a situação do desmatamento no município e na região onde, por exemplo, o Parque Estadual se situa?.

O desmatamento  ocorre de forma pontual e em pequenos fragmentos quando visto de uma forma mais ampla. Isto  ocorre por um conjunto  de fatores distintos e complementares; maior fiscalização por diferentes entes públicos – estado , município e união -, fiscalização dos guarda parques do Desengano, Monitoramento Via Satélite  (Projeto Olho no Verde), Denúncias da população e estagnação econômica da região, que inviabiliza a iniciativa de exploração de madeira nativa.  

Como vê a questão do reflorestamento e recuperação da Mata Atlântica no estado do Rio de Janeiro, em Campos e região?

O reflorestamento vem deixando de ser  uma política pública de recuperação das áreas degradadas e se tornando também uma possível fonte de renda com o sequestro de carbono, medida compensatória para determinados empreendimentos, e também como  exploração em sistemas agroflorestais. Em todos  estes exemplos nossa região desponta em possibilidades, dado seu passivo ambiental.

LEIA TAMBÉM

Desmatamento ainda ameaça o Parque Estadual do Desengano

Situação da Mata Atlântica e do Parque do Desengano é analisada por ambientalista

O que destacaria sobre a relevância da Mata Atlântica, suas espécies de árvores e animais?

A Mata Atlântica representa um dos biomas com maior diversidade da Terra, e, simultaneamente, com maior fragilidade, dado que no caso brasileiro, a quase totalidade da população brasileira vive sobre seus limites. Este seria o nosso grande desafio.

Atualmente, as estratégias de conservação são desenvolvidas através das unidades de conservação sobrepostas naquelas áreas que ainda preservam fragmentos da mata. Preservar a mata é preservar um espaço que abriga as mais diversas formas de vida. 

Acredita que seria possível recuperar áreas degradadas? De que maneira?

Não apenas acredito, como os exemplos de sucesso podem ser constatados . Em nosso parque mesmo temos áreas que eram até poucos anos pastos desprovidos de um simples exemplar de árvore, e, hoje, são terrenos absolutamente recuperados. Para que isto ocorra é necessária pesquisa de campo, investimento em tecnologia florestal e parcerias institucionais. 

Qual o papel do poder público nessa questão de combate ao desmatamento?

O poder público deve atuar em duas frentes distintas: educação ambiental demonstrando os danos causados pelo desmatamento ilegal e apresentando alternativas; e repressão aqueles que insistem na prática criminosa

O que pode ser feito para explorar áreas florestais econômica e turisticamente de modo equilibrado?

No que tange ao parque, a exploração pode  ocorrer apenas de modo indireto, isso quer dizer apenas através  do turismo. Nosso papel  é garantir as condições mínimas de segurança  para o visitante e dos atrativos naturais, para que aconteça uma experiência única de contato com a natureza, e essa mesma experiência possa ser repetida e recomendada a outras pessoas. A experiência pode ser a observação de uma ave, uma banho de rio, uma trilha ou simplesmente a contemplação de uma bela paisagem. Cada visitante busca sua experiência pessoal, e nossa função é atender os mais diferentes públicos.

O que gostaria de destacar no Parque do Desegano neste momento?

Nossa nova fronteira de atividades agora é o Dark Sky Park, onde oferecemos uma nova possibilidade de visitação: a noturna. Agora nossos visitantes têm a possibilidade de olhar além das copas das árvores e durante a noite. Para isso, já estamos iniciando o treinamento de guias de visitantes noturnos, visando garantir uma experiência segura, agradável e única aos nossos turistas durante a noite. Este título já começa a dar seus primeiros frutos concretos. A cidade de Santa Maria Madalena, por conta de nosso título, recebeu da Alerj a condecoração de Cidade das Estrelas. Isso permite afirmar que, para o Desengano, nem o céu é o limite