×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Cartão Goitacá: programa de transferência de renda vai beneficiar mais de 3 mil famílias

O benefício de R$ 200 foi lançado, nesta terça-feira, no Palácio da Cultura

Geral
Por Redação
31 de maio de 2022 - 17h22
(Foto: divulgação)

O Programa Cartão Goitacá, lançado pela Prefeitura de Campos, nesta teça-feira (31), irá contemplar 3.161 famílias que já são cadastradas no CadÚnico (Cadastro Único de Programas do Governo Federal). O benefício de R$ 200, aprovado por unanimidade na Câmara de Campos, integra o “Campos com Você”, que amplia a rede de proteção social. 

O lançamento aconteceu no Palácio da Cultura e contou com a presença da primeira-dama, Tassiana Oliveira, do secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, representantes de Universidades Públicas, da Associação de Pastores e Bispos, entre outras autoridades. Segundo a prefeitura, esta é a primeira fase do programa e a previsão é alcançar 10 mil famílias até dezembro.

(Foto: divulgação)

“Assumimos a cidade com 45 mil pessoas na pobreza, das quais 20 mil famílias na extrema pobreza. Nosso objetivo, com esse programa, até o final do ano, é reduzir em 50% a extrema pobreza no município de Campos. Só quem, realmente, passa necessidade e tem sensibilidade com o próximo, entende a importância de um programa como esse que vai ser 100% baseado em critérios técnicos, através do CadÚnico e do trabalho das assistentes sociais, coordenado por duas profissionais concursadas da Prefeitura de Campos, para que não haja nenhuma dúvida sobre o que a gente quer para esse programa, que é atender as pessoas de verdade”, informa o prefeito Wladimir Garotinho.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social divulgou a lista dos beneficiários do Programa Cartão Goitacá nesta terça-feira (31). Segundo a coordenadora do programa, Marcelia Cardoso, todos os meses a lista dos beneficiários vai ser divulgada no Portal da Transparência e encaminhada aos órgãos de controle para nível de informação.

O secretário Rodrigo Carvalho informa que nos próximos meses a secretaria passará a contar com uma ouvidoria para atender às demandas da população. “Estamos ampliando nossos canais de comunicação para aproximar os usuários da gestão”. No site da secretaria, o “Fale Conosco” já está disponível.

Os cartões serão entregues durante os próximos dias nos territórios dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

CONDICIONALIDADE 

Rodrigo Carvalho explica que a concessão do benefício segue critérios técnicos, conforme a legislação federal, e os beneficiários terão os nomes divulgados nos canais oficiais.

Para ter acesso ao benefício Cartão Goitacá, é preciso estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais – CADÚnico; ter renda mensal per capita na faixa da extrema pobreza; ser morador (a) do município de Campos há no mínimo 3 anos e, preferencialmente, não estar inserido em outros programas de transferência de renda.

A lista pode ser conferida (AQUI).