×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Balanço positivo dos 120 dias do Segurança Presente

Por dia, 72 policiais patrulham as ruas, gerando redução de 42% em assaltos nas vias centrais

Campos
Por Clícia Cruz
22 de maio de 2022 - 0h01
Segurança | Programa iniciado em Campos em janeiro e já colhe bons resultados

A Operação Segurança Presente completou na última semana quatro meses em Campos dos Goytacazes. Nesse curto período, já é possível notar a redução em alguns indicadores analisando a base de dados do Instituto de Segurança Pública (ISP). Crimes como roubo de rua e furto a pedestres têm redução considerável nos números, analisando o período de janeiro a março de 2019, antes da pandemia de covid-19 e o mesmo período de 2022. Nos três primeiros meses de 2019, foram registrados na área da 134ª Delegacia (Centro), 223 roubos de rua; no mesmo período de 2022, foram 128, uma redução de 42%. Na mesma área de atuação, nos mesmos meses de 2019 foram registrados 55 furtos a pedestres, enquanto que em 2022 o número caiu para 33, representando uma queda de 40%. A Segurança Presente consiste no reforço diário no patrulhamento das áreas mais movimentadas da cidade, especialmente áreas de comércio. Por dia, 72 policiais patrulham as ruas, sempre em dupla e realizam abordagens, além de atenderem a ocorrências diversas.

Além do Centro da cidade e da Pelinca, a Avenida José Carlos Pereira Pinto, em Guarus, também é atendida com o patrulhamento diário. A base da Operação fica na Rua do Ouvidor, no Centro. A base conta com seis automóveis, 18 motocicletas e com duas vans — estas servem de bases operacionais avançadas.

Coordenador | Tenente Luciano Tavares à frente do efetivo em Campos

O patrulhamento é feito por policiais em escala extra de trabalho, que se inscrevem semanalmente para prestarem serviço nas bases do “Segurança Presente”.

O coordenador da operação em Campos, o tenente Luciano Tavares, destaca que todos os dias os policiais são orientados na base antes de irem para as ruas e explica também que todos os PMs foram treinados no Rio de Janeiro para serem multiplicadores das ações de abordagem de proximidade, que é um dos pilares da operação. “Nós temos uma abordagem diferenciada, a gente para, conversa e tem mais tempo para ouvir a população e a população também já nos reconhece e nos busca. Quando a pessoa vê o colete azul, já sabe que ali existe um policial com o qual ela pode contar”, diz o tenente.

Os números de repressão à criminalidade e de ocorrências nesses quatro meses de atuação já são expressivos. Os policiais já cumpriram 30 mandados de prisão de janeiro a maio. “Nossa orientação é para que todas as pessoas que estejam na rua em atitude suspeita sejam abordadas. Durante essas abordagens foram verificados todos esses cidadãos com mandados de prisão em aberto e isso significa menos criminosos nas ruas”, diz o coordenador.

Muito além do patrulhamento

Patrulha | A base conta com 6 automóveis e 18 motocicletas

Além das situações usuais que fazem parte das atribuições da Polícia Militar, todos os dias surgem também situações inusitadas, pedidos de ajuda e até pedidos de socorro. O caso mais emblemático da segurança Presente em Campos foi o salvamento de uma criança de dois anos que engasgou na escola e que foi salva pela dupla de policiais que realizava o patrulhamento na rua Conselheiro Otaviano. Executando a manobra de Heimlich, os agentes conseguiram fazer com que a criança voltasse a respirar antes de chegar ao hospital. “Eu que tenho uma bebê de um ano e quatro meses e sei o valor dessa atitude”, ressalta o  tenente Luciano Tavares.

Outros casos também de grande repercussão tiveram a participação efetiva do Segurança Presente, como a prisão do suspeito de atirar na advogada Nayara Acha Prestes, em um shopping na Avenida 28 de Março e também o caso do menino de 6 anos que saiu de casa sozinho para ir para o trabalho do pai e se perdeu no caminho. A criança também foi localizada pela equipe do programa.

Na sede do Segurança Presente, há sempre assistentes sociais de plantão, para receberem demandas que chegam das ruas, de pessoas em vulnerabilidade social. Thalita Borges, uma das assistentes sociais, explica que são várias as demandas trazidas e que a operação pode contribuir como cidadão. “Pessoas desorientadas, que sofrem violência doméstica, já recebemos aqui flagrantes de exploração de trabalho infantil, dependentes químicos, muitas demandas do público GLBTQIA+ e até pessoas sem acesso à documentação básica. Todos esses casos são cuidadosamente analisados e nós damos o tratamento adequado a cada um deles”, diz Thalita.

Comércio abraça o programa e pede extensão do horário

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Edvar Chagas Júnior, classifica a atuação do programa como perfeita. “Foi o melhor programa de Segurança Pública já implantado no município, fazem um trabalho integrado, também com o 8º Batalhão de Polícia Militar e a Polícia Civil. O Centro já está colhendo os frutos do programa e nós agora pedimos que ele tenha o horário ampliado, que não seja só até às 22h, mas também durante a madrugada. Nós agradecemos muito pelo programa ter vindo para a cidade e agradecemos o empenho da coordenação em Campos, sempre tão solícita às nossas demandas”, diz Edvar.

Ronda | Equipes fazem o policiamento em vários pontos da cidade para coibir crimes

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), Leonardo Castro Abreu, tem a mesma opinião. “A presença dos policiais do projeto Segurança Presente no município de Campos vem dando bons resultados nestes últimos quatro meses. Principalmente, na área do Centro onde muitos comerciantes tiveram suas lojas arrombadas durante a madrugada. Pedimos uma extensão do horário deste patrulhamento para coibir esses delitos durante a madrugada. Sem contar que a própria presença dos policiais inibe pequenos furtos, não só no centro como em todo município. Espero que este trabalho continue, já que tanto a população como os empresários se sentem mais protegidos”, diz Leonardo.      

O especialista em Segurança Pública, Roberto Uchôa, analisa o programa como uma boa iniciativa. “Ele é muito bom porque, com o aumento do policiamento ostensivo, aumenta a sensação de segurança para a população e o problema do policiamento ostensivo na nossa região sempre foi o efetivo insuficiente do batalhão. Mas o resultado efetivo nós vamos precisar esperar uma janela de tempo maior. Com isso,  saberemos se os resultados são reais ou se a criminalidade não migrou para outra área. Porque, por exemplo, o roubo, ou o furto, ele pode deixar de acontecer nas áreas onde está acontecendo a operação, mas pode estar ocorrendo em outros locais da cidade. Mas o fato é que é um programa que é muito bem-vindo, principalmente, nessa região que é tão carente de policiamento”, diz.      

Projeto nasceu na Lapa

Base móvel | Vans dão suporte logístico nas operações

O programa Segurança Presente é inspirado na operação Lapa Presente, criada no Rio de Janeiro, com apoio do sistema Fecomércio, para reduzir os índices de criminalidade do bairro boêmio. Com o sucesso da operação, ela foi ampliada para outros bairros do Rio e em 2013 acabou encampada pelo Estado. O programa é desenvolvido pela Secretaria de Governo do Estado e foi trazido para Campos na gestão do então secretário Rodrigo Bacellar. O “Segurança Presente” foi inaugurado em Campos em 15 de janeiro deste ano, em uma cerimônia com a presença do governador Cláudio Castro. Hoje, a operação tem 37 bases no Estado.

NÚMEROS EM 4 MESES DE ATUAÇÃO

Mandados de prisão cumpridos – 30
Presos / Apreendidos em flagrante – 52
Detidos/ Conduzidos à delegacia – 716
Apreensão de celulares – 23
Veículos recuperados – 07
Bicicletas recuperadas – 06
Apreensões de arma branca – 06
Apreensões de arma de fogo – 01
Apreensões de simulacro de arma de fogo – 04