×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Assinatura de termo de cooperação entre Prefeitura e Uenf libera R$ 20 milhões para restauração do Arquivo Público de Campos

Cerimônia aconteceu na noite desta quinta, no Palácio da Cultura, com presença do presidente da Alerj

Geral
Por Aloysio Balbi
19 de maio de 2022 - 22h00

Foi assinado na noite desta quinta-feira (19), no Palácio da Cultura, o Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Campos e a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) para as obras de restauro do Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, que está completando 21 anos. O termo foi assinado pelo prefeito Wladimir Garotinho e pala vice-reitora da Uenf, professora Rosana Rodrigues. A solenidade contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado André Ceciliano (PT).

Ceciliano disse que o Solar do Colégio é um equipamento necessário para manter “uma das mais importantes páginas da história do país”.

Também presentes estavam o Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Ferreiria; e o presidente da CDL, Edvar Chagas Júnior, que falaram sobre a importância da obra. Também falaram o deputado estadual Brno Dauaire; o presidente da Câmara de Vereadores, Fábio Ribeiro; e a coordenadora do Arquivo Público, Rafaela Machado, que definiu a noite de hoje como “a realização de um sonho”.

O prefeito Wladimir Garotinho disse que, com a restauração, o Arquivo Público de Campos “será o mais bem estruturado do país”.

O Arquivo Público Municipal – antigo Solar do Colégio -, localizado em Tócos, na Baixada Campista, é uma das joias da coroa do município de Campos, quando o assunto é patrimônio arquitetônico e história. O prédio, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), tem a custódia de toda a documentação histórica do município e as obras de restauração se tornam prementemente necessárias, segundo a diretora Rafaela Machado.

Os R$ 20 milhões agora liberados para a restauração do Arquivo Público Municipal são provenientes de recurso do Fundo Especial da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), o que justifica a presença do seu presidente, André Ceciliano no ato.

O projeto de lei para a restauração, de coautoria do deputado estadual Bruno Dauaire, foi aprovado por unanimidade na Aerj, em dezembro do ano passado, ressaltando a importância da revitalização do equipamento histórico e cultural de Campos.

“Com certeza é uma conquista histórica para toda a região. Um acervo que precisa ser digitalizado, um prédio que precisa de reforma, e graças ao empenho e sensibilidade do presidente da Alerj, junto com os demais deputados, conseguimos destinar recursos para a recuperação deste instrumento cultural. Parabenizo também o prefeito Wladimir, que foi incansável na busca por essa verba”, disse o deputado Bruno Dauaire.