×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Arquivo Público Municipal completa 21 anos com obras previstas de restauração

Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Campos, Uenf e Alerj será assinado na quinta-feira

Geral
Por Redação
18 de maio de 2022 - 7h29
Prefeito Wladimir Garotinho visita o Arquivo Público (Foto: César Ferreira)

Em comemoração aos 21 anos do Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, instalado no Solar do Colégio, na Baixada Campista, na quinta-feira (19), uma grade de eventos vai marcar a data. O acontecimento de maior destaque e mais esperado, será a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Campos e a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), às 19h, no Palácio da Cultura, para o lançamento do projeto de reforma e restauração do prédio histórico. A reforma completa, no valor de R$ 20 milhões, tem recurso do Fundo Especial da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

A assinatura do termo terá a presença do prefeito Wladimir Garotinho; do presidente da Alerj, André Ceciliano, e do reitor da Uenf, Raul Palácio – instituição que executará o projeto de reforma.

O projeto de lei para a restauração, de coautoria do deputado estadual Bruno Dauaire, foi aprovado por unanimidade na Alerj, em dezembro do ano passado, ressaltando a importância da revitalização do equipamento histórico e cultural de Campos.

“Com certeza é uma conquista histórica para toda a região. Um acervo que precisa ser digitalizado, é um prédio que precisa de reforma e graças ao empenho e sensibilidade do presidente da Alerj, junto com os demais deputados, conseguimos destinar recursos para a recuperação deste instrumento cultural, com o apoio da Assembleia Legislativa. Parabenizo também o prefeito Wladimir, que foi incansável na busca por essa verba”, disse o deputado Bruno Dauaire.

Solar do Colégio, sede do Arquivo Público Municipal (Arquivo)

O prefeito Wladimir Garotinho publicou um vídeo em suas redes sociais para dar a notícia e comemorou a conquista para a cidade. “É um ganho extraordinário, maravilhoso, para a cultura e também para a valorização do patrimônio histórico da nossa cidade”.

Em janeiro deste ano, a Alerj repassou o recurso no valor de R$ 20 milhões à Uenf, que será responsável pela execução do projeto de reforma e restauração do prédio que abriga o Arquivo Público Municipal, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Palácio da Cultura – Ainda na programação pelos 21 anos do Arquivo Público, às 18, será ministrada palestra da professora Cláudia Atallah (UFF/Uerj), com o tema “Demarcação dos territórios de poder no pós independência: a criação da comarca de Campos dos Goytacazes e o acervo do Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho”. Já às 20h, haverá recital “Scherzo Quartet”, aberto ao público.

Fonte: SubCom/PMCG