×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Campos vai ganhar 118 semáforos inteligentes e quatro mil vagas rotativas no centro

.

Coluna do Balbi
Por Coluna do Balbi
15 de maio de 2022 - 5h01
(Foto: divulgação

Campos vai ganhar 118 novos semáforos, todos inteligentes e sincronizados. A Prefeitura vai licitar o projeto nos próximos dias. Atualmente, os semáforos de Campos são de cinco fabricantes diferentes, o que impede a integração do sistema. Também será providenciada uma sinalização informativa de trânsito. Quatro mil vagas de veículos no quadrilátero central deverão ser criadas com estacionamentos rotativos. Só para constar: a Rua dos Andradas, no Centro, poderá ter a mão invertida.

Aeródromo do Porto do Açu está pronto para criar asas
Falta muito pouco para o aeródromo do Porto do Açu começar a ganhar asas, ou seja, iniciar as operações de pouso e decolagem. Basicamente está pronto e entra na reta final para licenciamento. Vai operar com helicópteros e também jatinhos.

Novos 58 bombeiros militares chegam a Campos e estão em treinamento
Dos 900 bombeiros voluntários temporários que estão em treinamento no Estado do Rio, 58 estão em formação em Campos e 52 em Itaperuna, no Noroeste. Eles têm entre 18 e 25 anos e concluem o curso de formação nos próximos meses. Em Campos, são vistos em treinamento físico pelo Centro e no pátio do 5º GBM, além de aulas teóricas. Depois de formados, serão incorporados à tropa veterana por até oito anos. Esta coluna vinha citando, nos últimos anos, o quanto a corporação no Estado precisava ser renovada. Para se ter uma ideia, não havia mais soldados ou cabos atuando. Com a promoção automática por tempo de serviço, os concursados mais recentes já estão com as patentes de sargento e subtenente.

Campista Diana Chacur Mussa foi a maior geóloga do Brasil
A geóloga e paleontóloga Diana, nascida em Campos em 1932, foi a primeira paleobotânica brasileira de prestígio internacional, legando uma meticulosa e volumosa obra e sendo reconhecida como autoridade mundial em floras do Devoniano.
Diana, filha dos imigrantes Nagib David Mussa e Maria Chacur Mussa, mudou-se para o Rio de Janeiro em 1952, ingressando na Faculdade Nacional de Filosofia, Ciências e Letras da então Universidade do Brasil (atual UFRJ), para cursar História Natural, e foi aluna dos professores Júlio Magalhães e Nicéa Magessi Trindade.
Em 1958, Diana se junta a 15 outros paleontólogos pioneiros para fundar a Sociedade Brasileira de Paleontologia (SBP) e participar, no ano seguinte, do I Congresso Brasileiro de Paleontologia, ocorrido no Rio de Janeiro. Durante anos trabalhou no Museu Nacional no Rio. Faleceu em 2007. Sua história merece ser lembrada. O consulado Libanês no Rio está tratando disso.

Praça São Salvador terá telescópio para observar o eclipse total da lua
Na noite de 15 para 16 de maio será possível observar um dos mais belos fenômenos astronômicos, o eclipse total da lua. O equipe do Clube de Astronomia Louis Cruls, com apoio de diversos parceiros, está organizando observações do eclipse com auxílio de telescópios nos municípios de Campos dos Goytacazes, São João da Barra, São Francisco de Itabapoana, Cardoso Moreira, São Fidélis e Santa Maria Madalena. Uma base vai funcionar na Praça São Salvador, das 23h do dia 15 de maio até às 3h do dia 16 de maio.

Forte empresário campista decide investir na criação de suínos
Um grande empresário de Campos está criando suínos em média escala no município. O projeto foi antecedido de trabalho de pesquisa, desde genética até de mercado. Como tudo que ele se propõe a fazer, faz bem feito, é esperado um projeto vitorioso e rentável, o que é uma boa notícia para o segmento do agronegócio na região.

Convênio será firmado no dia 17 entre a AgroCaixa e Fundenor na região
E por falar em agronegócio, a AgroCaixa e a Fundenor vão assinar convênio no próximo dia 17 convênio para fomento de crédito rural não só no município, mas para toda a região. Bom lembrar aqui que Campos é o primeiro município fluminense a ter uma agência da Caixa só para o Agronegócio.

Empresário alemão pretende montar projeto de aquicultura em Campos
Um empresário alemão quer investir em aquicultura em Campos com um grande projeto de criação de peixes e camarão. O assunto está na pauta da Secretaria Municipal de Agricultura, que tem feito um bom trabalho, principalmente no que se refere à recuperação da infraestrutura rural.

Itaperuna com sinais exteriores de prosperidade e carros de R$ 1 milhão
Pessoas que circulam pela cidade de Itaperuna, que digamos assim, é a capital do Noroeste Fluminense, ficam impressionadas com os sinais exteriores de prosperidade. São mansões em novos bairros nobres e carros de mais de R$ 1 milhão circulando pelas ruas da cidade com o Jaguar e seus primos.

Firjan vai homenageia com medalha produtor de cana e de soja na região
A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), através de sua presidência regional, vai homenagear no dia 8 de junho com a Medalha do Construtor do Desenvolvimento Regional o presidente da Coagro, Frederico Paes, e o economista Gonçalo Meirelles de Araújo, que é o maior plantador de soja do Estado do Rio. Foca assim no agronegócio. Essa condecoração estava suspensa desde a pandemia.

Cuidado com a dengue!
Na última sexta-feira (13) o Centro de Referência da Dengue e Pós-Covid Dr. Jayme Tinoco Netto completou um mês de funcionamento. Devido ao feriado da Semana Santa, o espaço começou a funcionar efetivamente em 18 de abril. Até o dia 11 de maio, 134 pessoas foram atendidas no local com sintomas de dengue, sendo que 33 testaram positivo para a doença por meio de exame de sangue. Foi registrado, ainda, um caso de zika e um de chikungunya. Os dados são referentes apenas aos atendimentos prestados no Centro da Dengue e não em todo o município.