×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Vacina contra Covid- está disponível para crianças de 5 a 11 anos em mais de 10 postos

Excepcionalmente nesta segunda-feira, na Unidade Básica de Saúde da Família Custodópolis não haverá vacinação

Campos
Por ASCOM
14 de maio de 2022 - 8h40
(Foto: Divulgação/César Ferreira)

A Secretaria Municipal de Saúde segue disponibilizando a vacina contra a Covd-19 para o público infantil em mais de 10 postos. Em três deles, o acesso à imunização ocorre por agendamento (AQUI), cujas vagas já podem ser preenchidas. Nos demais o atendimento é por senha que é distribuída no dia da aplicação da vacina. Excepcionalmente nesta segunda-feira (16), na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Custodópolis não haverá vacinação.

Por agendamento, crianças de 5 anos, sem comorbidade, podem receber a primeira dose para o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie) e na Cidade da Criança, das 8h30 às 13h. Já as crianças de 5 a 11 anos a vacina por agendamento será aplicada no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), das 9h às 15h.

Por senha, a primeira dose para crianças de 5 a 11 anos é aplicada na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do Parque Rodoviário, na UBSF Lagamar, em Farol de São Tomé, e no Centro de Convenções. Já as crianças de 6 a 11 anos serão atendidas na UBS da Penha; UBSF Lagoa de Cima; UBSF Ponta da Lama; UBSF Morro do Coco; e UPH Travessão. Com exceção do Centro de Convenções que atende de 9h às 15h, os demais locais o atendimento é das 8h30 às 13h.

No ato da vacinação, pais ou responsáveis legais devem apresentar documento com foto, CPF, caderneta de vacinação ou cartão da vacina Covid-19 e comprovante de residência.

SEGUNDA DOSE – Por agendamento, a segunda dose da CoronaVac, que é destinada às crianças de 6 a 11 anos, que tenham recebido a 1ª dose há 28 dias, será aplicada no Centro de Convenções. Já por senha, o atendimento acontece na sede da Secretaria de Saúde; UBSF Santo Amaro; UBSF Lagoa de Cima; UBSF Ponta da Lama; UBS da Penha; e UHP Travessão. A imunização ocorrerá nos mesmos horários acima.

A segunda dose da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos, por agendamento, pode ser feita no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie) e na Cidade da Criança, das 8h30 às 13h. No Centro de Convenções, o atendimento para esse mesmo público é por agendamento e senha, das 9h às 16h. Por senha, a aplicação da segunda dose da Pfizer será aplicada na UBFS de Lagamar; UBSF Rodoviário; e na Unidade Pré-Hospitalar (UHP) Travessão, das 8h às 13h. O intervalo entre uma dose e outra é de oito semanas, ou seja, 2 meses.

“A criança que completou seis anos, mas recebeu a primeira dose de Pfizer, a segunda deve ser com o mesmo imunizante. O mesmo acontece com quem completou 12 anos e recebeu a Pfizer pediátrica, precisa concluir o esquema primário com o imunizante”, pontuou o assessor técnico de Imunizações, Leonardo Cordeiro.

Para receber a 2ª dose, pais ou responsáveis legais devem apresentar documento com foto, CPF, caderneta de vacinação ou cartão da vacina Covid-19 e comprovante de residência.

COMORBIDADE E DEFICIÊNCIA – Crianças de 5 a 11 anos com comorbidade devem comparecer ao Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie). Já as crianças de 5 anos com deficiência (física, sensorial ou intelectual) poderão receber a vacina Cidade da Criança. Em ambos os locais o atendimento é das 8h30 às 13h.

Para as crianças de 6 a 11 anos com deficiência, a vacina será aplicada nas UBSF Santo Amaro; UBSF Lagoa de Cima; UBSF Ponta da Lama; UBSF Morro do Coco; e na UPH de Travessão. O horário é o mesmo citado acima.

Todos terão prioridade na fila desde que apresente documentação comprobatória da deficiência ou comorbidade que pode ser laudo médico; receita; cartões de gratuidade no transporte público, incluindo a Carteira Municipal de Identificação do Autista (CMIA); documentos de atendimento em centro de reabilitação ou unidades especializadas; documento oficial que identifique a deficiência; carteirinha de algum programa, como, por exemplo, Programa de Assistência ao Paciente com Asma e Rinite (Proapar) ou Unidades de Assistência de Alta Complexidade (UNACON), entre outras.

VACINAÇÃO NOTURNA – Crianças de 5 a 11 anos, sem comorbidades, também podem receber a primeira dose na Clínica da Criança, antiga Unidade Pré-Hospitalar (UPH) de Guarus, no período noturno. No local também é aplicada a 2ª dose da Pfizer para aqueles que receberam a 1ª dose há oito semanas, ou seja, 2 meses. A imunização acontece exclusivamente por senha, das 18h às 22h, porém após as 20h, não havendo frasco aberto, a aplicação será realizada a cada grupo de 5 pessoas.