Semana Antirracista acontece em Campos com diversos eventos

Encontros com música, cinema e debates acontecem nos dias 11, 12 e 13 em vários locais da cidade

Blog dos Jornalistas
Por Blog dos Jornalistas
10 de maio de 2022 - 9h55
Cartaz do evento (Reprodução)

Representantes de várias instituições do movimento antirracista em Campos dos Goytacazes participam de eventos nos dias 11, 12 e 13. A Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Aduenf), por exemplo, sedia uma série de atividades na Semana Antirracista. Na sexta-feira (13), às 18h, haverá um encontro com arte, cultura e “debate enegrecedor”, segundo os organizadores. O público pode participar e a entrada é franca. A pesquisadora do Núcleo Cidade, Cultura e Conflito (NUC/UENF), Eliz Rosa, é mediadora de um dos debates.

Divulgação

Programação:

Dia 11 – Mesa Redonda sobre “Saúde Mental da População Preta: e depois do dia 13?”, no Museu Histórico de Campos dos Goytacazes, às 19h, com participação de Milla Figueiredo, Rubiana Viana, Tamyllis Lirio e Miguel Alvarenga.

Dia 12 – Atividades em escolas de Campos durante todo o dia com participações de Fernanda Vieira, Ana Carolina Ramos, Josimara Rosa e Juliana Moreira, Matheus de Carvalho, Erica Barreto, Isamara Fonseca, leonardo Ribeiro, Larissa Rodrigues

Dia 13 – Exibição do documentário “Um certo Senhor Gabriel”

Sinopse: o documentário traz a trajetória do artista popular Gabriel Joaquim dos Santos e de seu sobrinho-neto, Valdevir dos Santos, que seguindo a tradição de um Griot moderno, é quem cuida da Casa da Flor, principal legado artístico de Gabriel, criando uma ponte entre o ontem e o hoje na defesa da memória da cultura popular da Região dos Lagos.

AtraçõesPerformance Teatral
Apresentação de Dança | Passinho
Apresentação Musical | Rap
Roda de Conversa “Arte, Cultura e Negritude: repensando o lugar, o sentir e os sentidos das práticas artístico-culturais afro-brasileiras”

Eliz Rosa é doutora em Sociologia Política e pesquisadora da Uenf (Arquivo)a

Participações:

Eliz Rosa (mediadora)
Dra. em Sociologia Política Arte-Educadora | Pesquisadora do Núcleo Cidade, Cultura e Conflito (NUC/UENF)

Luciane Silva
Professora Associada UENF | Coordenadora do Núcleo Cidade, Cultura e Conflito (NUC/UENF)

Fábio Emecê
MC | Escritor Selecta | Professor de Língua Portuguesa da Rede Estadual

Dr. Monge
Rapper

Jota Z
Ator | DJ | Artista Performance

Jozinho Fantástico
Dançarino de Passinho