×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Estudantes da Uenf protestam pelo fechamento do Restaurante Universitário

Eles reivindicam ainda por melhorias nas instalações dos prédios e por água potável

Educação
Por Redação
5 de maio de 2022 - 8h43
Grupo se concentra na portaria da Uenf para protestar (JTV)

Um grupo de alunos da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, em Campos dos Goytacazes, iniciou uma manifestação na manhã desta quinta-feira (5), na entrada da instituição. Com faixas e cartazes eles protestaram contra o fechamento do Restaurante Universitário. Desde março, quando retornaram as aulas presenciais após dois anos de pandemia, o equipamento não abriu as portas. Os estudantes reclamam ainda sobre falta de água potável e insalubridade nos prédios. O grupo se dirigiu à sede da Reitoria da Uenf. A instituição informou que pretende se reunir com os centros acadêmicos sobre a pauta de reivindicações.

Estudante pede a volta do Restaurante Universitário

Os alunos relatam que o não funcionamento do Restaurante Universitário tem prejudicado a rotina dos estudos. “Há muitas pessoas que são de outras cidades, moram em repúblicas, e o custo com alimentação ficou alto. Comer no RU ajuda a gente a economizar”, disse uma estudante do curso de Zootecnia. Segundo um grupo de estudantes do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA), tem faltado água potável para consumo. Segundo eles, há problemas de insalubridade, falta de higiene e ambiente ventilado para estudos e pesquisas.    

Após se concentrarem em um dos portões de acesso da Uenf, os estudantes foram para o prédio onde funciona a Reitoria. Eles pretendem obter a adesão de mais estudantes para protestar nesta quinta-feira. A reportagem do Terceira Via entrou em contato com assessoria de comunicação do reitor Raul Palácio. Ainda não havia um posicionamento oficial, mas foi adiantado que será verificado o que os alunos estão solicitando.  Há uma reunião marcada com todos os representantes de alunos para sexta feira (6), às 14h. O encontro é com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e com os representantes dos Centros Acadêmicos.

Reitoria se manifesta

No fim da manhã desta quinta-feira, a Reitoria da Uenf se manifestou por meio de nota. Informou que em relação ao Restaurante Universitário, a empresa que atendeu até dezembro de 2021, não renovou o contrato.

“Tivemos que fazer uma nova licitação para contratação de uma nova empresa. Temos uma empresa que venceu o processo e nesta quinta-feira está visitando as instalações para que o retorno do atendimento seja o mais breve possível. Como forma de mitigar os impactos causados no orçamento dos alunos pela falta do RU, a UENF aprovou um auxílio extra no valor de R$300,00 que será pago nos meses de maio (foi pago hoje) e junho (será pago junto com a bolsa). Sobre as salas de aula, existem turmas que foram divididas e alguns horários estão sendo reorganizados para evitar a utilização do Centro de Convenções, que está passando por manutenção em seus sistema de refrigeração, nas aulas. Além dessas ações, hoje a UENF pagou todas as bolsas com aumento de 20%. Os alunos que ingressaram em 2022, receberam um auxilio de R$900,00, referente ao auxílio retorno, que já foi pago a todos os estudantes bolsistas. Existe por parte da administração da UENF uma abertura constante para o diálogo, estamos sempre com as postas abertas para o diálogo”, conclui.