×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Curso gratuito sobre alimentos é promovido pela Embrapa

Os interessados podem se inscrever e participar de modo on-line

Agricultura
Por Redação
4 de maio de 2022 - 8h37
Alimentos que podem causar alergia (Foto: Reprodução)

No dia 11 de maio, às 10h, a Embrapa Agroindústria de Alimentos, em parceria com Clextral, Firmenich e The Good Food Institute (GFI), promove o webinar “Proteínas Vegetais: Desafios e Soluções em Extrusão Úmida”. A tecnologia de extrusão úmida atende o mercado plant-based, uma vez que promove alterações nas proteínas de cereais e leguminosas, resultando em produtos com textura que se assemelham à da carne. As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser realizadas pelo link.

A abertura do evento será realizada por Karina Olbrich, chefe adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Agroindústria de Alimentos. “A importância do webinar está na abordagem de diversos aspectos da produção de ingredientes e produtos plant-based análogos de carne com base na extrusão úmida, reunindo a expertise de pesquisadores da Embrapa e de empresas que atuam no setor”, destaca. No evento, palestrantes da Embrapa, Clextral, Firmenich e GFI abordarão a tecnologia e o processamento de alimentos por extrusão úmida, aromas e blends funcionais para produtos plant-based, proteínas alternativas e pulses no Brasil e mercado e tendência de produtos plant-based no Brasil.

O mercado de alimentos à base de plantas (plant-based) apresenta um crescimento acelerado no país, devido ao aumento no número de consumidores veganos, vegetarianos e flexitarianos. Segundo dados da agência Euromonitor, o consumo de produtos análogos à carne cresceu mais de 11% ao ano, nos últimos cinco anos, com previsão de crescimento de 40% ao ano, para os próximos cinco anos no Brasil.

“Quem define o mercado são os consumidores, que, cada vez mais, buscam alimentos sob o viés da sustentabilidade e da saudabilidade. São eles que estimulam a indústria de alimentos a desenvolver novos produtos plant-based. E, nós da Embrapa, temos expertise e tecnologia disponíveis para atender a essa demanda da sociedade brasileira”, afirma André Dutra, chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agroindústria de Alimentos.

Fonte: Ascom