×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Campistas participam do IronMan 70.3, uma das maiores competições de triathlon da América Latina

Prova esportiva abrange natação, corrida e ciclismo

Geral
Por Redação
25 de abril de 2022 - 16h06
Atletas Reinaldo Ottero e Christiano Abreu Barbosa – Foto: divulgação

Os campistas Christiano Abreu Barbosa e Reinaldo Ottero participaram, no último fim de semana, de um dos maiores eventos esportivos de triathlon da América Latina, o IronMan 70.3, que aconteceu em Florianópolis. A prova contempla três modalidades: natação, corrida e ciclismo e reúne atletas do mundo inteiro e representa a metade do IronMan completo, em milhas.

De acordo com Christiano, esta foi a primeira prova da organizadora depois do início da pandemia do coronavírus. “É o meu 10º Ironman com recorde pessoal em 4h31min49s e top 11 na categoria. Fiz uma prova constante nas três modalidades e mantendo o controle o tempo inteiro”, comemorou o triatleta.

Natação na Praia dos Ingleses – Foto: divulgação

Para concluir a prova foi necessário nadar 1.9 quilômetro na praia dos Ingleses, percorrer 90 quilômetros de bicicleta e correr meia maratona, que equivale a uma distância de 21 quilômetros.

Ottero conta que, em 2017, fez o IronMan completo: 3,8 km de natação, 180 km de bicicleta e 42,2 km de corrida. Este, será o desafio de Christiano para 2022.

Para o IronMan 70.3, os dois se prepararam durante a pandemia. A maior parte dos treinos aconteceu em Campos e em eventos esportivos de menor porte espalhados pelo Brasil.

Reinaldo é médico radiologista e se diz ‘triatleta amador de coração’, apaixonado por esportes desde a infância. Ele conversou com o Jornal Terceira Via no retorno a Campos.

Reinaldo Ottero na etapa de ciclismo – Foto: divulgação

“Pratico o triatlo há 15 anos, comecei nas provas com distâncias mais curtas, chamadas de sprint e standard ( esta, a distância olímpica), e nos últimos anos procurei maiores desafios nas provas mais longas como as distâncias de Ironman 70.3  e Ironman Full 140.6, esses números se referem às distâncias em milhas destas provas. O mais difícil, porém mais prazeroso, é o treino que começa bem cedo para poder ser encaixado na rotina  sem atrapalhar o trabalho e a vida pessoal, lembrando que acabamos treinando pelo menos duas modalidades por dia. Apesar de ser um esporte individual, a parceria com pessoas com objetivos semelhantes é muito importante, sendo o Christiano Abreu e o Luis Gustavo Póvoa os maiores parceiros nessa jornada. Outra pessoa muito importante é a minha esposa, sempre parceira e compreensiva da importância do esporte na minha vida. Esta última prova veio a coroar anos de treino e dedicação colocando eu e o Christiano nos melhores da nossa categoria no país, o que nos levou a conseguir as vagas para o campeonato mundial de Ironman 70.3 que vai ocorrer em St George- Utah no dia 29 de outubro de 2022. Antes eu ainda tenho a maratona de Porto Alegre no dia 12 de junho onde vou buscar a vaga para a maratona de Boston, única prova do mundo desta distância que necessita classificação, sendo que cada faixa etária tem seu tempo específico de corte. O Christiano ainda enfrenta um desafio maior encarando no final de maio o Ironman completo, prova que eu tive o prazer em completar em 2017”, disse Ottero.

Christiano e Reinaldo ganharam medalhas e foram classificados para o campeonato mundial de IronMan 70.3 que acontece em Saint George, no estado americano de Utah, em outubro de 2022.

Geral

Fábio Abud

Há 3 horas
Geral

Pérolas

Há 3 horas
Geral

Gê Lyrio

Há 3 horas
Geral

Nasceu na Lilia

Há 3 horas