×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Já pensou em tratar sua pele com chocolate?

@oliviaassed_dermato

Gente
Por Dra. Olívia Assed
17 de abril de 2022 - 10h45

O cacau é uma excelente alternativa para hidratar, desintoxicar e combater o envelhecimento precoce da pele.

Tem muita gente que espera a Páscoa só pelo chocolate, mas e se eu contar que o cacau 100% natural tem mais de 800 mil princípios ativos? Isso mesmo, 800 mil. É considerado o chocolate amargo e faz bem para a saúde da pele, tanto internamente quanto externamente.
Ele é rico em antioxidantes que combatem a ação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce. Também possui muitas vitaminas, minerais e ácidos graxos, e tem efeito umectante, que contribui para a hidratação, luminosidade e maciez da pele.
Seus fenóis ajudam na desintoxicação e a minimizar as terríveis manchinhas. Sem contar que trabalham ainda o sensorial — já imaginou aquele aroma de chocolate tocando na sua pele? Por isso, são chamados de neurocosméticos, pois levam a pessoa a uma sensação de alívio e bem-estar, atuando nos neuropeptídeos e liberando endorfina, o hormônio da felicidade. Também minimizam o stress da pele, melhorando a vitalidade, as rugas e a flacidez.

Chocolaterapia
A indústria cosmética tem revelado cada vez mais formas de cuidar da beleza usando o chocolate, a chamada chocolaterapia lança mão deste derivado do cacau para os mais variados tipos de tratamentos estéticos.
Com ingredientes que vão desde o chocolate in natura derretido, até uma mistura de cacau, óleo de amêndoas e açúcar, esses tratamentos são mais indicados para quem tem pele e cabelos ressecados.

Chocolate dá espinhas?

Esta semana começa, oficialmente, a era do chocolate. É nesse período que as pessoas costumam falar que o doce é um grande vilão para pele, causando as temidas espinhas. Mas, será mesmo?
Não é o chocolate em si, feito com cacau, que dá espinha, mas o açúcar que existe nele. A espinha surge quando há um aumento de insulina na circulação sanguínea, induzido pelos carboidratos de altos índices glicêmicos.
Além disso, também o leite e a gordura saturada, que são adicionados a ele no preparo do produto final o faz um verdadeiro vilão.
Por conta disso, é fundamental saber escolher bem o chocolate que será consumido — não só na Páscoa, como durante todo o ano. O alimento é rico em substâncias antioxidantes que ajudam a prevenir o envelhecimento e doenças do coração.

Dica da Dermato: 10 dicas para cuidar da pele pós-páscoa

Não tem jeito. A Páscoa é uma tentação para quem é apaixonado por chocolate. Os menos impulsivos até se contentam com algumas mordidas.
Apesar de fazer bem ao coração e dar uma levantada em nossa autoestima, o chocolate pode trazer consequências desastrosas para a saúde.
Depois de tanto chocolate, não tem pele que aguente. Por ser um alimento rico em gordura e açúcar, ele é responsável por aumentar a oleosidade da pele e causar, indiretamente, danos como cravos e espinhas, principalmente em pessoas que já possuem tendência.
Se você está exagerando e quer prevenir o surgimento de cravos e espinhas, confira algumas dicas para cuidar de sua pele após esse feriado de Páscoa:
1) USE PROTETOR SOLAR EM GEL
Ele evita que a pele fique mais oleosa e previne as manchas causadas pelo sol e pela acne.

2) NÃO ESPREMA ESPINHAS E CRAVOS
Faça frequentemente limpeza de pele com um profissional preparado para isto, sabendo que a limpeza não é um tratamento, mas um recurso auxiliar.

3) MANTENHA AS UNHAS BEM CORTADAS E LIMPAS
Evite risco de infecção pelas unhas. Uma “cutucada” num momento de distração pode infeccionar e piorar a lesão devido a sujeira acumulada embaixo das unhas.

4) HIDRATE A SUA PELE
Hidrate com produtos de toque seco, oil free e/ou em gel.

5) ABUSE DA ÁGUA, SUCOS E CHÁS
A hidratação é fundamental para o equilíbrio do metabolismo, além de diminuir processos inflamatórios como os da acne.

6) LAVE SEU ROSTO ATÉ 3 VEZES AO DIA
Não lave o rosto várias vezes ao dia. Este hábito pode causar o efeito rebote e estimular as glândulas sebáceas. O recomendado é lavar com sabonete específico para pele oleosa.

7) NÃO ESQUEÇA DE TIRAR A MAQUIAGEM
Os produtos entopem os poros e podem provocar espinhas.

8) USE PRODUTOS SECATIVOS
Eles ajudam a diminuir a inflamação e a dor da acne. Para finalizar, use um corretivo com textura leve.

9) EVITE COMIDAS GORDUROSAS
Esse tipo de alimento ajuda a inflamar mais a pele e acaba permitindo o aparecimento da acne intensa.

10) AUMENTE O CONSUMO DE VERDURAS DE COR VERDE-ESCURA
Brócolis, couve, rúcula, espinafre e outras verduras de cor verde-escura são ideais, pois são ricas em vitamina A que reduz a produção de sebo.

Precisando de um atendimento especializado para o tratamento de espinhas em sua pele, procure um médico dermatologista de sua preferência. Também estamos à sua disposição em caso de necessidade.