×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Centro de Referência da Dengue e Pós-Covid é inaugurado em Campos

Prefeito Wladimir participa da solenidade; unidade tratará pacientes com sequelas do coronavírus, além de dengue, zika e chikungunya

Tudo sobre coronavírus
Por Redação
13 de abril de 2022 - 9h52
Prefeito Wladimir com secretário Paulo Hirano e as medicas Elizabeth e Daniela Tudesco (Foto: Silvana Rust)

Pacientes que ficaram com sequelas decorrentes da infecção pelo coronavírus terão um local específico para tratamento. Foi inaugurado nesta quarta-feira (13), o Centro de Referência da Dengue e Pós-Covid Dr. Jayme Tinoco Netto. O nome é uma homenagem ao médico cirurgião Jayme Tinoco, que faleceu em fevereiro de 2021, aos 67 anos, vítima da Covid-19. O prefeito Wladimir Garotinho participou da solenidade com o secretário de Saúde, Paulo Hirano; a esposa e filha do honeageado, Elizabeth Tudesco e Daniela Tudesco Tinoco; além de outras autoridades.

Prefeito apresenta placa em homenagem ao médico Jayme Tinoco (Fotos Silvana Rust)

“É preciso ressaltar a importância do médico Jayme Tinoco Netto para a saúde de Campos. A partir deste momento, o nome dele fica eternizado nesta placa. A família deve se orgulhar de todo o legado que ele deixou. Dr. Jayme marcou gerações com o seu trabalho e dignidade. Esteve a frente do setor de epidemiologia. É muito importante reabrir este equipamento de saúde fechado por tanto tempo desde a gestão passada. O antigo CRDI deve ser reconhecido pelo trabalho desempenhado por anos. Agora ganha nova função para o tratamento pós-covid.”, disse Wladimir Garotinho.

A unidade funciona no espaço que abrigou o Centro de Referência de Doenças Imuno-infecciosas (CRDI), anexo ao Hospital Plantadores de Cana (HPC). O CRDI foi fechado em 2020. O imóvel passou por ampla reforma para também voltar a oferecer à população um serviço especializado no tratamento da dengue, zika e chikungunya.

A médica Elizabeth Tudesco agradece a homenagem feita ao marido, Jayme Tinoco (Foto: Silvana Rust)

Para ter acesso ao atendimento, que ocorrerá de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, a pessoa precisará de encaminhamento médico referenciado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou pelos hospitais da rede pública ou privada. Já aqueles que apresentarem sintomas de dengue, zika e chikungunya serão atendidos por demanda espontânea e agendamento por meio das UBSs, das 7h às 19h.

O secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, ressaltou a importância de o município passar a contar com um centro exclusivo para tratar sequelas da Covid.

“Muitos pacientes, após um longo período de internação e intubação, acabam desenvolvendo um quadro chamado de Covid prolongada, com alterações que não se normalizam rapidamente, como distúrbio do raciocínio, cansaço extremo, dores musculares, dentre outros. Neste Centro, queremos oferecer tratamento e acolhimento, proporcionando uma recuperação mais rápida do pacientes. O Centro de Referência da Dengue tem impotânca históric, pois já prestou serviços relevantes à saúde coletiva da  população de Campos. Saúde é prioridade do governo”, disse.

Secretário Paulo Hirano fala da importância do Centro de Referência da Dengue e Pós-Covid

Segundo o diretor de Atenção Básica, da secretaria de Saúde, médico infectologista Rodrigo Carneiro, o atendimento pós-Covid será feito por uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos e enfermeiros. “O paciente passará por triagem para que sejam identificadas suas sequelas e que tipo de tratamento será necessário”, explicou o médico. Entre as principais sequelas causadas pela Covid-19 estão as respiratórias, emocionais e cardíacas.

Médico Luiz José de Souza participa da equipe do CRDPC

O médico Luiz José de Souza integra a equipe do Centro de Referência da Dengue e Pós-Covid. Ele comentou sobre os índices elevados dos casos de dengue registrados em vários bairros de Campos, além dos sintomas das doenças que podem confundir.

“Um dos problemas da dengue é a subnotificação. Com o Centro de Referência, o trabalho de prevenção será melhorado juntamente ao CCZ, além de ser importante destacar o diagnóstico precoce. Os sintomas de dengue e chikungunya são parecidos. Há quem confunda com sintomas da Covid”, comentou.