×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

“Botox” duradouro e efeito rápido:

As sensações do Congresso Americano de Dermatologia

Gente
Por Dra. Olívia Assed
10 de abril de 2022 - 5h45

Considerado um dos principais eventos de medicina do mundo, o Congresso Americano de Dermatologia deste ano aconteceu entre os dias 25 e 29 de março em Boston, nos Estados Unidos, e trouxe novidades empolgantes:
Um “botox” de longa duração está entre as principais inovações apresentadas no simpósio.


A pesquisa se refere a uma toxina botulínica que irá durar mais tempo do que os seis meses das já existentes. Essa é uma questão muito importante relacionada à aplicação do botox, conhecido por durar pouco. Assim, uma toxina que dure mais é muito bem-vinda.


Também foi apresentada uma toxina que pode ter efeito em 24h, diferente das atuais do mercado que tem o pico do efeito em média de 15 dias.

Outras novidades, a Ellacor — técnica inovadora de lifting facial que não exige cirurgia ou provoca cicatrizes. Nesse procedimento, pequenos pedaços da pele são removidos, deixando microfuros no local. Conforme esses furos cicatrizam, há a contração da pele, deixando efeito lifting e diminuindo a flacidez.


As inovações na dermatologia não param! Vou tentar sempre atualizá-los por aqui. Como trazer as melhores práticas para nossa região.

Skincare pós-treino: como cuidar da pele após exercícios sem erros?

O skincare é um assunto cada vez mais procurado pelas brasileiras e, além de se adaptar às estações do ano, ele também precisa de algumas mudanças diante de sua rotina.


A prática de exercícios, por exemplo, é parte essencial de um cotidiano saudável, mas requer alguns cuidados com a pele logo após os treinos.
Quem tem o hábito de praticar exercícios físicos também precisa adotar uma rotina de skincare para manter a pele sempre saudável e evitar uma série de problemas, como a acne, foliculite, ressecamento e sinais de irritação no rosto e/ou corpo.

ACÚMULO DE SUOR PODE CAUSAR AUMENTO DA ACNE E FOLICULITE
A atividade física, independente de qual seja, pode exercer diversos efeitos sobre a pele, de forma direta e indireta.


O efeito direto está principalmente relacionado com a sudorese. O acúmulo de suor e sujeira pode aumentar a proliferação de bactérias na pele. O suor possui um pH muito ácido, o que pode prejudicar o tecido cutâneo, gerando desidratação, irritação e até mesmo acne devido a obstrução dos poros.

Além do rosto, a pele de diferentes regiões do corpo, desde as costas até o bumbum, também merece cuidado especial. É importante tirar a roupa suada o mais breve possível, para permitir que a pele respire adequadamente, prevenindo o entupimento dos poros e o aparecimento de foliculite.

O ideal é tomar banho imediatamente, de preferência com água fria ou morna – e evitar água muito quente que pode piorar o ressecamento e a irritação da pele.

HIDRATANTE E TÔNICO AJUDAM NO SKINCARE PÓS-TREINO
A limpeza da pele após o exercício deve ser realizada com substâncias micelares ou sabonetes próprios para o seu tipo de pele. Depois da limpeza, o ideal é utilizar um tônico adstringente para ajudar a reequilibrar o pH da pele alterado pelo suor.


Em seguida, deve-se aplicar um cosmético hidratante para auxiliar na recuperação do tecido. A escolha do hidratante também deve respeitar o tipo de pele de cada um, sendo mais fluído e suave para peles oleosas ou um pouco mais pesado para pessoas de pele seca.

Para quem tem a pele mais sensível e costuma a ficar com aspecto mais vermelho ao malhar, indico o uso de água termal com ativos tranquilizantes, calmantes ou anti-inflamatórios em sua formulação após o banho. Esses ingredientes relaxam o tecido e combatem irritações. Por fim, um fotoprotetor com, no mínimo, FPS 30 deve ser aplicado.