×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Museu Histórico de Campos passa por reparos no telhado e paredes

Equipamento administrado pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima

Patrimônio
Por Redação
6 de abril de 2022 - 8h20

O Solar do Visconde de Araruama, prédio que abriga o Museu Histórico de Campos dos Goytacazes (MHCG), localizado na Praça do Santíssimo Salvador, segue recebendo trabalho de reforma do seu telhado e reparos nas paredes de boa parte dos cômodos, encontrados com infiltrações em 2021. Equipamento administrado pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), o solar é um dos mais belos cartões postais do município e, em 29 de junho, completará 10 anos abrigando o MHCG.

“Seguimos cumprindo com aquilo que prometemos, em 2021, no começo de nossa gestão, quando encontramos nossos equipamentos culturais em condições lastimáveis. Depois de meses de estudos e elaboração de projetos, desde o mês passado, iniciamos a recuperação do telhado do Solar do Visconde de Araruama, bem como a troca de algumas calhas e a manutenção de partes do imóvel, que foi construído no final do século XVIII, sendo tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), em 23 de julho de 1987”, detalha a presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas.

A coordenadora do MHCG, Graziela Escocard, explica que a reforma veio em boa hora e não atrapalhará a agenda de eventos tradicionalmente realizada no equipamento. “Nossa finalidade é preservar a história e a memória do município, contribuindo para o desenvolvimento educativo e cultural da sociedade e, com a reforma, esse importante espaço poderá voltar a funcionar em sua plenitude. Durante o período das obras, com total segurança, alguns espaços seguem recebendo nossas atividades, como lançamentos de obras literárias, por exemplo”, explica.

Fonte: SubCom/PMCG