×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Outono chega com previsão de chuva para o início da semana em Campos

Nova estação começa, oficialmente, às 12h33 e vai até 21 de junho

Geral
Por Redação
19 de março de 2022 - 10h42
(Foto: Silvana Rust)

O outono começa, oficialmente, no domingo (20), às 12h33, vai até o dia 21 de junho e já traz previsão de chuva para o início da semana em Campos dos Goytacazes. São as águas de março fechando o verão. De acordo com o Climatempo, o domingo começa com sol e aumento de nuvens de manhã, mas com pancadas de chuva à tarde e à noite. Após um longo período de estiagem no município, a possibilidade de chover logo no primeiro dia do outono é de 90%. Também há previsão de tempo encoberto e chuva para a segunda (21).

O técnico em meteorologia Carlos Augusto Souto explica que o outono é uma estação de transição entre o verão e o inverno e, por isso, o início tem mais características de verão, ele vai mudando, até que, no final, o clima já é mais próximo ao da primavera.

“No outono temos um clima tropical, a tendência é manter a alta temperatura que estamos tendo em Campos durante o final de março e o mês de abril todo, com possibilidade de algumas chuvas. Já no início de maio a temperatura deve cair e estabilizar”, disse Souto.

Equinócio

O equinócio de outono é um fenômeno astronômico que ocorre todos os anos no mês de março no dia 20, ou 21 caso o ano seja bissexto. Este ano, ele acontece no dia 20 de março de 2022 às 12h33 precisamente!

De origem latina, a palavra “equinócio” significa “noites iguais”, resultado da junção de aequis, igual + nox, noite. É que nessa data, dia e noite têm a mesma duração.

No Brasil, o outono tem início entre os dias 20 e 21 de março e termina entre 21 e 22 de junho. É a estação que se caracteriza por temperaturas mais amenas, queda das folhas, ventos e nevoeiros e menos chuva, embora essas características variem conforme a região do país.