×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Violinista de Campos integra projeto de intercâmbio orquestral e apresentações na Alemanha

Mateus Soares foi um dos escolhidos para integrar a mostra "Beethoven visita o Pão de Açúcar"; músico fez parte da Orquestrando a Vida

Cultura
Por Redação
11 de março de 2022 - 8h34
Mateus Soares

O violinista de Campos dos Goytacazes, Mateus de Oliveira Soares, foi um dos escolhidos para integrar o projeto “Beethoven visita o Pão de Açúcar”. Ele e mais sete músicos brasileiros, além de dois renomados professores, irão se unir a um grupo de alunos e professores alemães para um intercâmbio no Orchesterzentrum, o primeiro centro de treinamento para futuros músicos de orquestra da Alemanha.

Mateus de Oliveira Soares iniciou seus estudos musicais em 2010, na ONG Orquestrando a Vida, de Campos dos Goytacazes, tendo aulas com a professora Fernanda Morais. Após participar do FEMUSC, em 2016, foi para o Rio de Janeiro. Mateus também pôde participar de master classes importantes nas edições do Festival Internacional de Música – Barra Mansa. Em 2021, ingressou na Academia da OSESP.

Os músicos brasileiros farão uma residência artística intensa, formarão uma nova orquestra de câmara e, em seguida, realizarão concertos na Alemanha, além de uma turnê pelo estado do Rio de Janeiro, com apresentações na Sala Cecília Meireles (15), no Sesc Barra Mansa (16), e no Sesc Quitandinha (13).

Foto Divulgação

O projeto – uma ação inédita financiada pelo Ministério de Cultura e Ciência da Renânia Norte-Vestfália – ainda vai promover um flashmob no Pão de Açúcar, em data secreta, para surpreender o público da atração com música clássica. As atividades acontecerão até 16 de março.

Em todo o mundo, o ano de 2020 prometia uma série de comemorações pelos 250 anos de Ludwig van Beethoven. Em função da pandemia, grande parte das celebrações foi cancelada, adiada ou adaptada para o ambiente virtual. Uma das atividades planejadas para aquele ano e que será executada agora, é o projeto “Beethoven visita o Pão de Açúcar”, uma realização do Orchesterzemtrum (instituição conjunta das quatro faculdades estaduais de música na Renânia Norte-Vestfália – Detmold, Düsseldorf, Essen e Colônia), com produção da Artemundi Produções Culturais, financiada pelo Ministério de Cultura e Ciência da Renânia Norte-Vestfália.

Foto Divulgação

“O objetivo é dar início a um novo capítulo de cooperação musical entre Brasil e Alemanha, oferecendo a jovens brasileiros a oportunidade de realizarem um aprimoramento artístico singular em uma das mais prestigiadas academias da Europa no treinamento de futuros músicos de orquestra”, explica o produtor Pablo Castellar.

O nome do projeto – “Beethoven visita o Pão de Açúcar” – não foi escolhido apenas para fazer menção a um dos principais cartões postais da cidade que receberá parte dos concertos. A ligação entre Alemanha e Brasil tem no Pão de Açúcar um símbolo histórico, uma vez que o projeto do seu primeiro teleférico foi desenvolvido em 1913, pelo engenheiro Julis Pohlig, que nasceu na mesma região que Beethoven.

Fonte: Ascom