×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Quissamã e Pesagro iniciam a primeira colheita do Rio Milho

O programa é uma parceria entre a Prefeitura de Quissamã e o Governo do Estado

Viny Soares
Por Viny Soares
9 de março de 2022 - 15h48

O Programa Rio Milho – uma parceria entre a Prefeitura de Quissamã e o Governo do Estado do Rio – iniciou mais uma etapa na manhã desta quarta-feira (9). O vice-prefeito e secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Marcelo Batista, e técnicos da Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro-RJ) acompanharam o início da primeira colheita de cinco hectares do Horto Municipal. O material será analisado pela Pesagro nos próximos dias. Quissamã é o município que está recebendo o projeto piloto do Rio Milho, que vem sendo desenvolvido desde o ano passado na região.

“O projeto está trazendo novas variedades de plantio do milho, além de tecnologia moderna. Isso é muito importante, pois oferece condições mais qualificadas para os produtores rurais. Temos infraestrutura, além de equipamentos, como a patrulha mecanizada, e essa importante parceria com o Governo do Estado, por meio da Pesagro. Vamos fortalecer cada vez mais o trabalho do homem do campo”, disse Marcelo Batista.

O projeto piloto do Rio Milho em Quissamã teve a sua plantação realizada em outubro de 2021, em propriedades e no Horto Municipal Hermes de Souza. No Horto, estão sendo colhidas as variedades IPR 164, BRS Caimbé e AL Bandeirante. Em uma propriedade, já foi colhida a variedade Cativerde, recomendada para milho verde, que neste momento está na fase de tubulação.

“No Horto, neste projeto piloto, estamos testando três variedades de milho para grão. Hoje, nesta fase, estamos iniciando a colheita dos tratamentos utilizados para trazer os resultados para o produtor fazer a melhor escolha para o plantio e também para o tratamento mais adequado. Por ser um projeto piloto, com os resultados, vamos levar o projeto para outros municípios”, disse a pesquisadora da Pesagro responsável pelo Rio Milho, Lúcia Valentini.