×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Manual terapêutico para animais domésticos é assinado por pesquisadora da Uenf

Obra tem informações sobre medicamentos, protocolos para tratamento e controle de alterações clínicas

Ciência
Por Redação
8 de março de 2022 - 8h55


Adriana Jardim

Qual a melhor forma de tratar as afecções que acometem os animais domésticos? Buscando condensar em um livro as diversas abordagens encontradas na literatura sobre o assunto, a professora da Universidade Estadual do Norte Fluminense, Adriana Jardim, e a professora da UFMG, Gilcinéa de Cássia Santana, se reuniram para produzir o Manual de Terapêutica em Animais Domésticos, lançado recentemente pela Editora Manole.

O livro tem a participação de especialistas em diversas áreas da Medicina Veterinária, buscando a realização de um trabalho atualizado e completo. Além de professores da UENF e da UFMG, também fazem parte da obra professores e pesquisadores de outras instituições, como UFV, UFPI, UFLA, UESC e UFU. A professora Adriana Jardim, da UENF, é autora/coautora de seis capítulos, além da edição do livro, em conjunto com a professora Gilcinéa da UFMG. Adriana integra o Laboratório de Clínica e Cirurgia Animal do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA), enquanto Gilcinéa atua no Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinárias da Escola de Veterinária da UFMG.

Segundo Gilcinéa, a publicação deste Manual é muito importante, uma vez que existe uma grande dificuldade de encontrar diferentes literaturas que abordam a temática. “O livro vai servir de auxílio tanto para os alunos quanto para os profissionais da área de clínica e cirurgia”, diz. O enfoque é para animais domésticos como equinos, bovinos, ruminantes e pets, com ênfase principalmente para os pequenos animais. É composto por 25 capítulos, abordando temas da terapêutica, como os sistemas nervoso, respiratório, reprodutor, cardíaco, dentre outros assuntos nesta área.

Segundo Adriana, o livro traz informações sobre fármacos, os principais protocolos empregados para o tratamento, controle das alterações clínicas, manejo do paciente e profilaxia de eventuais recidivas das principais enfermidades diagnosticadas na rotina clínica. “O livro é um manual de terapêutica veterinária para animais domésticos. É direcionado aos estudantes de graduação e aos médicos veterinários clínicos, explica.

Com uma abordagem objetiva e didática, o manual permite ao leitor entendimento acerca da aplicabilidade das bases farmacológicas possíveis de serem instituídas, suas dosagens, posologias e possíveis efeitos colaterais.

O Manual cita as afecções mais frequentemente diagnosticadas, descrevendo as medicações possíveis, protocolos empregados para o tratamento, controle das alterações clínicas, manejo do paciente e profilaxia de eventuais recidivas. Traz ainda quadros e figuras que auxiliam na compreensão e fixação do conteúdo, apresentando as diversas possibilidades da terapêutica em medicina veterinária, bem como a bibliografia consultada para a redação do texto ao final de cada capítulo, que é essencial, caso haja necessidade de maiores aprofundamentos acerca dos temas abordados.

Fernanda Chicharo

Dentre os participantes, há diversos ex-alunos da UENF, como é o caso de Fernanda Chicharo Chacar, que escreveu parte do capitulo de afeccões do sistema urinario, mais especificamente acerca da doenca renal cronica de gatos, muito comum, principalmente em gatos idosos. Ex-aluna do curso de Medicina Veterinária da UENF, Fernanda fez residência na UNESP-Botucatu e mestrado e doutorado na USP. Campista, ela hoje atua como docente do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais.

“Sempre tive um carinho muito especial pela UENF e por todos os professores, especialmente a professora Adriana Jardim, que foi minha orientadora da monografia da graduação”, afirma.

Fonte: Ascom/Uenf