×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Dra. Paula Sobral | Cuidar da beleza também é promover saúde

Paula Sobral, médica apaixonada por dermatologia, é especialista em couro cabeludo e está montando uma nova clínica na cidade

People
Por Redação
7 de fevereiro de 2022 - 0h01

Além de bela, Dra. Paula Sobral é cuidadora da beleza de outras mulheres. Herdeira do dom de clinicar do pai, o cirurgião plástico João Sobral, ela se especializou na saúde do couro cabeludo com os melhores profissionais do país, no Rio de Janeiro. Fez fellowship em Miami e traz para Campos a mais moderna estrutura e conhecimento da dermatologia. Adepta de procedimentos para realçar a beleza da face, Paula defende também a manutenção de hábitos de vida saudáveis. Ela conta que o que mais a impulsiona na profissão é o fato de poder melhorar a vida das pessoas. A profissional está ansiosa com o novo projeto: vai inaugurar uma moderna clínica em Campos e não vê a hora de poder atender aos pacientes neste novo espaço.

Fale-me sobre você e como escolheu a Medicina e a Dermatologia.

O ato de “cuidar” sempre me fascinou. Desde criança eu vejo o meu pai, Dr. João Sobral, exercer com paixão e dedicação a cirurgia plástica. Ele sempre me influenciou e acabou se tornando a minha grande fonte de inspiração. Eu me encontrei na Dermatologia! Consegui unir na minha vida profissional o meu amor pelo cuidado à delicadeza de ser capaz de afetar positivamente a autoestima e melhorar a vida de alguém. Sou muito grata.

As mulheres e até homens têm aderido quase que em massa aos procedimentos harmoniosos da face. No seu consultório a procura por esta modalidade também explodiu?

Sim, a procura por tratamentos estéticos é cada vez maior!! Acho que a pandemia acelerou processos e nos fez olhar mais para nós mesmos. Quando fomos obrigados a desacelerar no confinamento, passamos a prestar atenção em coisas que antes não notávamos. E talvez tenhamos percebido o quanto a autoestima afeta também a nossa saúde. Saúde mental nunca foi tão importante.

Sei que a parte clínica/hospitalar da dermatologia também te fascina. Por quê?

Pura verdade! Eu tive a honra de fazer a minha especialização na Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, hospital referência no Rio, onde durante anos presenciei as mais diversas patologias cutâneas e tive a oportunidade de acompanhar e aprender com grandes mestres. Sempre busco em primeiro lugar para o meu paciente uma pele saudável. Beleza para mim vai muito além da estética. Beleza é saúde!

E você, já fez procedimentos estéticos? É daquelas que pensa que para exercer determinada profissão deve ser a primeira a seguir os padrões?

Sempre fui muito vaidosa, aprendi desde cedo vendo a minha avó passar vários cremes após o banho. Era um para cada área e eu achava o máximo! (risos) Sim, já fiz alguns procedimentos e continuo fazendo. Já fiz preenchimentos, faço aplicação de toxina botulínica regularmente e bioestimuladores, a nossa poupança de colágeno. Além disso, tento seguir uma vida balanceada e o mais saudável possível. Costumo falar que sou atleta nas horas vagas. Eu adoro uma novidade e amo experimentar. Somado ao fato que a dermatologia me permite a arte de embelezar. Todo mundo quer melhorar. É o que nos impulsiona. Não devemos vestir a camisa do conformismo e confundi-la com autossabotagem. Eu me amo e por isso me cuido. E o que desejo para mim, desejo também para as minhas pacientes: a nossa melhor versão.

Em meio a tantos atendimentos, destaque algum que mais tenha chamado sua atenção ao longo da sua carreira.

Tive o privilégio de atender e acompanhar uma paciente que tinha recém vencido a batalha contra o câncer de mama. Me procurou para orientá-la no tratamento dos cabelinhos recém crescidos após a quimioterapia e faz parte até hoje de uma ONG que ajuda outras mulheres que estão no mesmo processo. Como eu admiro a força, coragem e a determinação pela vida. A consulta era sempre uma alegria.

Que dicas daria para quem está insatisfeito com a aparência e busca procurar um profissional para mudar esta realidade? Na sua opinião, é possível que a satisfação com a aparência afete a autoestima e outras áreas da vida?

Escolha bem o seu médico. Prezo sempre pela naturalidade e sutileza dos procedimentos. O X da questão é a prevenção. Quando necessitamos de intervenções um pouco mais consistentes, o bom senso e o olhar crítico do seu médico devem sempre falar mais alto. O exagero não é elegante, nem harmônico. Nesses últimos dois anos percebi o quanto a satisfação com a nossa imagem e a auto-aceitação afetam outras áreas da nossa vida. A forma como nos enxergamos e nos aceitamos (ou não) tem relação direta com a autoestima e como nos relacionamos e nos mostramos ao mundo. É sempre válido tentar melhorar, evoluir, embelezar. Mas sem excessos e exageros. São as nossas imperfeições que nos fazem únicos e aí que está a beleza da coisa, conseguir manter a nossa individualidade. A dermatologia me permite empoderar mulheres e homens, fazer com que confiem mais em si mesmos, se admirem, se aceitem e consequente mente se respeitem e se amem mais.

Quem são suas referências na Dermatologia?

Dra Antonella Tosti, referência mundial no tratamento das doenças do couro cabeludo, a quem eu tive o prazer de acompanhar durante o meu fellow nos Estados Unidos. Dr Celso Sodré, a quem sou eternamente grata por despertar minha paixão pela tricologia e por todo ensinamento na dermatologia clínica com tamanha humildade e acessibilidade. E Dr André Braz, campista, e referência atualmente no Brasil e no exterior na arte de injetar.

Inspiração | Paula com o pai, o cirurgião plástico Dr. João Sobral

Especialista em couro cabeludo, quais as novidades no tratamento sobre este tema?

A tricologia é uma área muito ampla. Inclui desde cosmética capilar a sérias condições que podem evoluir com a perda definitiva dos cabelos sem o diagnóstico e tratamento adequado. Sou fascinada pela área! Temos sempre muitas novidades, desde shampoos e técnicas de lavagens até novos tratamentos farmacológicos para a alopecia androgenética. Mas nada substitui uma boa consulta com a tricoscopia (exame que me permite avaliar a pele do couro cabeludo e o fio do cabelo) para avaliarmos a necessidade e o melhor tratamento para cada paciente.

Quais seus desafios para o futuro? Estou sabendo que está montando uma nova clínica.

É verdade! Estou muito feliz com esse novo projeto, realizando um sonho! Não vejo a hora da obra acabar (risos). Está tudo sendo pensado com muito carinho para melhorar ao máximo a experiência de vocês na nossa nova clínica. Dermatologia e Cirurgia plástica integradas, oferecendo tradição e novas tecnologias. Lá vamos nós! Aguardo vocês!