×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Morre dublador de Wolverine, nesta última terça

Ator estava internado por complicações de um enfisema pulmonar

Área Nerd
Por Area Nerd
2 de fevereiro de 2022 - 12h12

O ator Isaac Bardavid, dono da voz de Wolverine e centenas de personagens marcantes, morreu nesta última terça-feira (1º). O lendário dublador tinha 90 anos e estava internado havia uma semana em um hospital de Niterói (RJ), sua cidade natal.

A morte foi confirmada ontem, pela família do dublador, que iria completar 91 anos no próximo dia 13.

“O quadro hospitalar do Isaac estava ok, controlado, mas o pulmão resolveu parar de oxigenar o corpo. Mesmo entubado, mesmo recebendo oxigênio pela máquina, os alvéolos não davam conta de transmitir o oxigênio recebido para o sangue. O sangue ficou ácido demais (com taxa de oxigênio muito baixa) e, por conta disso, o coração falhou. Os médicos tentaram reanimação, mas o corpo já está muito cansado”, comunicou a família, ao site Omelete.

Isaac Bardavid foi um dos pioneiros da dublagem brasileira, na ativa desde 1959. Entre seus papéis mais lembrados, além de Wolverine, estão Freddy Krueger na franquia de terror A Hora do Pesadelo eObi-Wan Kenobi em Star Wars. Em animações, foi o Tigrão em Ursinho Pooh, Pretorius em O Máskara, Capitão Haddock em As Aventuras de Tintim, Comissário Gordon em Batman e Esqueleto em He-Man.

Em razão do enfisema pulmonar, não pôde dublar o vilão de He-Man no remake da Netflix, porém foi convidado para uma pequena participação como forma de homenagem.

fonte: https://www.omelete.com.br/filmes/isaac-bardavid-dublador-de-wolverine-morre-aos-90-anos