×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Vinda de Bolsonaro a Campos promete evolução urbana no Município e região

A construção da EF-118 e a duplicação da BR-101 devem fomentar o desenvolvimento e melhorar a mobilidade

Geral
Por Redação
31 de janeiro de 2022 - 0h01
Clarissa Garotinho | Deputada diz que visita é passo para fortalecimento

A vinda do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), a Campos dos Goytacazes promete tirar do papel obras que possibilitarão melhorar o trânsito de pessoas e cargas no Município e na Região e anunciar investimentos que podem fomentar o desenvolvimento de todo o Norte Fluminense. Segundo o prefeito Wladimir Garotinho, o avião presidencial pousará no Aeroporto Bartolomeu Lisandro nesta segunda-feira (31), e seguirá para o Complexo Portuário do Açu, em São João da Barra.

“Um destes grandes investimentos é a construção da Ferrovia Litorânea (EF-118), que ligará Vitória, no Espírito Santo, ao Porto do Açu. É um empreendimento importante, que vai destravar o transporte de cargas e reduzir o fluxo de caminhões pesados pela BR-101”, disse Wladimir.

Já o segundo anúncio será da duplicação dos trechos urbanos da BR-101, que cortam Campos. De acordo com a Prefeitura, este foi um pedido feito pelo prefeito Wladimir, junto da deputada federal Clarissa Garotinho (PROS-RJ), ao ministro de Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas. O objetivo é dar mais segurança e mobilidade ao trânsito da cidade.

Expectativa | Usina termelétrica também deve trazer novos investimento para todo o Norte Fluminense

Além disso, segundo a assessoria da deputada, o presidente também anunciará o aporte de R$ 14 milhões para o Hemocentro de Campos, que aumentará a capacidade de atendimento da unidade, e fará o lançamento da pedra fundamental da usina termelétrica GNA II (Gás Natural Açu II), um investimento total de 1 bilhão de dólares, localizado no Porto do Açu.

Sobre a EF-118

O projeto da Ferrovia EF-118, que ligará os portos fluminenses e capixabas, entre o Rio de Janeiro e Vitória, vem sendo discutido desde 2015, quando ocorreu uma audiência pública, no mês de julho, na Universidade Cândido Mendes, para a apresentação do projeto. Em 2017, ocorreu o lançamento da Ferrovia na sede do Porto do Açu e, na época, o orçamento previsto foi de R$ 7,6 bilhões, valor obtido por meio de Parceria Público Privada (PPP).

No entanto, o tema só voltou a ser abordado novamente em 2018, com a eleição do presidente Jair Bolsonaro. Empresários reivindicaram o início das obras da Ferrovia, pensada para ligar Nova Iguaçu, na Região Metropolitana do Rio, a Cariacica, no Espírito Santo, passando pelo Porto do Açu. Segundo informações da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), a EF-118 terá 577 quilômetros de trilhos, dos quais 374 quilômetros serão construídos do zero, numa PPP. E, em 2018, o órgão disse que as expectativas em torno da Ferrovia eram grandes, mas não era possível avaliar quando entraria em operação.

Em uma reportagem publicada pelo Jornal Terceira Via em dezembro de 2019, o assunto foi levantado novamente e representantes do Porto do Açu explicaram que estavam trabalhando junto às autoridades para que a construção da Ferrovia fosse inserida como prioridade na lista de projetos do Governo Federal. E agora, em 2022, foi divulgada a vinda do presidente à cidade, que anunciará o início das obras da EF-118.

Segundo Alexandre, a Ferrovia terá grande capacidade de movimentação de cargas e poderá aumentar a movimentação no Porto do Açu, reduzindo o número de caminhões nas rodovias, com efeitos positivos sobre o meio ambiente e a redução de acidentes nas estradas. “No entanto, aproveito o ensejo para sugerir ao prefeito e a deputada que manifestem também o seu apoio a EF-354, projeto que liga a região centro-oeste ao Porto do Açu, que viabilizaria grande movimentação de mercadorias oriundas naquela região e no Estado de Minas Gerais, destinadas ao Porto do Açu. Não tenho dúvida de que esse empreendimento consolidaria, definitivamente, o Estado do Rio de Janeiro como um dos mais importantes corredores logísticos do país; e proporcionaria uma significativa ocupação da capacidade produtiva do Porto do Açu. Teria também efeitos positivos da redução do grande volume do tráfego de caminhões na BR-356. A EF-354 seria, após a conclusão, a ferrovia mais importante do Brasil”, afirma.

Importância da presença do presidente no Município

O presidente chegará acompanhado dos ministros de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas. Para Clarissa Garotinho, a vinda deles é “mais um importante passo para o fortalecimento do Estado do Rio”.

De acordo com o economista Alexandre Delvaux, a visita de Bolsonaro a Campos evidencia a importância da cidade em nível nacional. “Campos faz parte de um corredor logístico muito importante para o país, em função da grande capacidade de movimentação de cargas do Complexo Portuário do Açu. Os investimentos em infraestrutura, tanto na área de transporte quanto na energia, ratificam esse raciocínio. A visita do Presidente da República também evidencia isso. Não há dúvida de que toda a Região Norte, assim como o Estado do Rio de Janeiro, podem se beneficiar disso”, analisa.