×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Covid-19: mais de 90% das internações são de pessoas não vacinadas ou com ciclo vacinal incompleto

Informação foi divulgada pelo subsecretário Charbell Kury, após reunião do Gabinete de Crise

Tudo sobre coronavírus
Por Redação
31 de janeiro de 2022 - 15h52
Gabinete de Crise e Combate à Covid-19 (Foto: divulgação)

O subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde, Charbell Kury, divulgou um vídeo, nesta segunda-feira (31), descrevendo o perfil dos pacientes que estão sendo internados ou falecendo, em Campos dos Goytacazes, no mês de janeiro. De acordo com o subsecretário, mais de 90% dos casos de internação em CTI ( Centro de Tratamento e Terapia Intensiva) são de pacientes que só tem duas doses de vacina (não tomaram dose de reforço) ou não tomaram nenhuma vacina.

“É importante lembrar que esses casos elevados se relacionam a um maior número de óbitos, mas esses óbitos obedecem a uma regra importante. São pessoas praticamente com comorbidades, pessoas cirúrgicas, pessoas que foram atentidas por algum acidente e acabam constatando a positividade pra ômicron”, explica Charbell.

O subsecretário diz que esta não é uma doença leve. “É um vírus que traz, sim, os perigos, principalmente pelo perfil dos pacientes que estão internando e dos pacientes que estão falecendo: pacientes que tem somente duas doses de vacina, que não tomaram reforço; pacientes que não tomaram nenhuma vacina. Isso representa mais de 90% dos pacientes internados em CTI. E representa uma parcela importante dos pacientes que estão falecendo”, fala.

O epidemiologista Charbell elencou fatores que favorecem a prevalência do Covid-19: capacidade de furar barreiras sanitárias (59% das transmissões assintomáticas); transmissão por aerossóis (a gripe, por exemplo, é apenas por gotículas); e a formação de variantes (mutações, se tornando mais agressivo, letal e contagioso).

“Uma pessoa com Ômicron passa para 10 pessoas, enquanto a cepa original passava para 2 pessoas e a Delta para 5 pessoas”, lembra o subsecretário. Entre as conclusões da avaliação dos indicadores epidemiológicos estão, por exemplo, a necessidade de manutenção do uso de máscaras e evitar aglomerações. Novo Decreto será publicado no Diário Oficial do Município abordando mais medidas restritivas.

Leia também:

Campos retorna à fase amarela e adia para março volta de alunos de 5 a 11 anos às salas de aula nas redes pública e particular

O 27º Gabinete de Crise e Combate à Covid-19 foi marcado devido a elevação de casos de ômicron no Município, que teve 21 óbitos neste mês. “Somente em janeiro, foram 1.800 casos notificados. No Brasil, 98% dos casos de covid-19 são ômicron e em Campos não é diferente”, disse o subsecretário.

Paulo Hirano disse que o Centro de Testagem de Covid-19, anunciado pelo Prefeito Wladimir Garotinho, já começa a operar nesta terça-feira (1), no ginásio aberto do Colégio Salesiano, com o agendamento podendo ser feito por link na página oficial do município (www.campos.rj.gov.br). Serão feitos mil testes/dia, a partir das 7h, com vagas destinadas para o agendamento eletrônico inicialmente.

Veja o vídeo: