×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Treta entre Mouros, Cristãos e o padre de Santo Amaro vai parar nas mãos do Bispo de Campos e Cavalhada será discutida dia 28

.

Coluna do Balbi
Por Coluna do Balbi
23 de janeiro de 2022 - 0h10

Treta entre Mouros, Cristãos e o padre de Santo Amaro vai parar nas mãos do Bispo de Campos e Cavalhada será discutida dia 28

Vai parar nas mãos do Bispo Diocesano, Dom Roberto Ferrería, a confusão sobre a tradicional Cavalhada de Santo Amaro, uma festa de quase 300 anos. O padre de Santo Amaro não estaria vendo com bons olhos essa parte da festa. Pretendia transformar a arena de Mouros e Cristãos, ao lado da Igreja, em estacionamento no curso das festas futuras. No próximo dia 28 haverá uma reunião no Bispado para tratar do assunto que é extremamente delicado. Oremos.

Denúncia do Ministério Público contra usina Canabrava já está na Justiça em Campos

Já está na Vara Criminal da Comarca de Campos a denúncia do Ministério Público Estadual que, se acatada, inviabiliza a safra deste ano da usina Canabrava. A denúncia aponta uma sequência de irregularidades tributárias contra a empresa. Cobra uma devolução de R$ 271 milhões em tributos.

Empresa de Engenharia do Rio entra no mercado imobiliário de Campos e fará lançamento na área do Vila da Rainha

A empresa carioca Construir conseguiu desembaraçar a complicada história da Vila da Rainha, que pertencia ao grupo Othon e vai lançar um empreendimento imobiliário classe A. O diretor da empresa, Leonardo Correia Souza, falando para essa coluna, confirmou o projeto que já está autorizado. O fato deste nó ter sido desatado já é uma grande notícia, pois amarrava o crescimento daquela área da cidade.

André Ceciliano

Presidente da Alerj diz que embora seja carioca, Paulo Guedes não passa de um Posto Ipiranga

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro -ALERJ-, deputado André Ciciliano, escreveu um artigo pesado contra a decisão do Ministério da Economia, de não permitir que o Rio volte ao Regime de Recuperação Fiscal – RRF. Lembrou que a venda da Cedae ficou condicionada a este retorno. Pegou pesado contra o ministro Paulo Guedes: “Mesmo sendo carioca, esse Posto Ipiranga aprontou essa”.

Projeto turístico do ‘Caminho do Açúcar’ começa a sair do papel e tem o apoio dos municípios da Costa Doce

Tem mil planos para o turismo da região a subsecretária de Turismo de Campos, Patrícia Cordeiro. Ela foi eleita presidente do Conselho de Turismo da Região da Costa Doce, que soma cinco municípios. Vai centrar esforços do projeto “Caminho do Açúcar” elaborado pelo Consórcio de Municípios. O Museu do Açúcar, que está sendo montado em Pureza (SF), está na rota.

Jurista em defesa de Atafona escreve carta aberta para a prefeita de SJB Carla Machado

Embora tenham o mesmo sobrenome – Machado –  e ambos uma grande paixão por Atafona, não se deve no momento convidar para a mesma mesa a prefeita de São João da Barra, Carla e o jurista Geraldo Machado. A não ser se for para uma mesa de negociação no melhor sentido da expressão. A treta rendeu, semana passada, nas redes socais, quando Geraldo postou uma carta endereçada a prefeita dizendo que Atafona está morrendo e elencando uma série de motivos.

Cartórios de Registro Civil vão poder emitir carteiras de Identidade e de Habilitação no Estado do Rio

Carteiras de Identidades e Habilitação poderão ser emitidos por cartórios de registro civil. Termo de cooperação foi assinado entre a Corregedoria Geral de Justiça do Rio de Janeiro com o Detran-RJ. Isso deverá facilitar a vida de muita gente, mas não se sabe exatamente o custo, mas a medida parece ser muito boa.

Porto do Açu movimenta o terminal Multicargas com concentrado de cobre extraído em Goiás

O Porto do Açu fechou contrato de longo prazo para movimentar concentrado de cobre pela primeira vez. Pelos próximos cinco anos, o mineral sairá de Alto Horizonte, em Goiás, para ser exportado através do Terminal Multicargas (T-MULT) do complexo portuário privado de São João da Barra (RJ). O acordo firma a movimentação de 250 mil toneladas de concentrado de cobre por ano, em uma operação inteiramente customizada para o cliente.

Contrato aproxima ainda mais o Açu das empresas produtores da região Centro-Oeste do país

O produto, muito utilizado como insumo para produção de fios, tubos, remédios, entre outros, pertence à Mineração Maracá, adquirida pela canadense Lundin Mining, que usará o Açu como alternativa no Sudeste do país para otimizar o escoamento do cobre. A nova carga é favorável para o T-MaULT, uma vez que equilibra a matriz de cargas do terminal (exportação-importação) e otimização do fluxo logístico já existente, além de consolidar a posição do Porto para as empresas produtoras em Goiás, no Centro-Oeste do país.

Efeito Capitólio leva prefeitura de Maricá a proibir turismo na Gruta da Sacristia

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil do município de Maricá interditou o acesso à Gruta da Sacristia, em Jaconé, e à Cachoeira do Espraiado, após técnicos constatarem riscos geológicos com quedas de rochas nos locais que são dois importantes pontos turísticos da cidade que atraem muitos visitantes, inclusive campistas.

A ação é reflexo direto do acidente ocorrido em Capitólio, em Minas Gerais, no último dia 8, quando uma grande estrutura rochosa desabou sobre lanchas com turistas que visitavam cânions na Represa de Furnas, na região conhecida como “Mar de Minas”.

Petrobras está entre as 10 maiores petroleiras do mundo segundo a revista Forbes

A revista Forbes divulgou a lista das 2.000 maiores empresas do mundo.  Para medir a grandeza de cada companhia, a revista americana considerou receita, lucro, ativos e valor de mercado das empresas. A publicação também considerou as gigantes de cada setor entre as companhias de petróleo. A Petrobras ficou com a nona posição.

Vanda Terezinha

Infectologistas de Campos vão debater pandemia

A semana começa com um grande debate dos infectologistas de Campos sobre a pandemia da Covid-19 O debate é promovido pela Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia, com sede em Campos e que completa 101 anos de fundação, hoje presidida por Vanda Terezinha Vasconcelos. (Foto de Vanda)